EXPERIENCIAR

Mobilidade acadêmica: Toledo Prudente recebe intercambistas

Agatha cursa Administração no Centro Universitário e Thays, Arquitetura e Urbanismo.

Laís Ernesto

04/03/2022

Mobilidade: condição necessária para que as pessoas possam se locomover. Fácil de compreender quando usamos a expressão “mobilidade urbana”. Mas, hoje, vamos falar de uma outra mobilidade, que tem ganhado seu espaço cada dia mais: a mobilidade acadêmica.  


Já imaginou cursar uma faculdade com a oportunidade de ter contato com a cultura de uma outra cidade, estado ou país? Esse é o principal objetivo da mobilidade acadêmica. Momento em que o estudante também experimenta outras formas de aprender, de praticar, com diferentes disciplinas, acrescendo o currículo. 


E foi por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica, promovido pelo G7 – um grupo de importantes instituições de ensino superior, em que a Toledo Prudente faz parte, que Agatha Gomes Ramos e Thays Ascendino Teixeira chegaram ao campus do Centro Universitário. 


Com olhares atentos e curiosos para a nova rotina, as estudantes desembarcaram em Presidente Prudente em busca de novos conhecimentos, que serão conquistados durante o primeiro semestre de 2022. 


Agatha Gomes, 21, do Rio de Janeiro, cursa Administração na Unisuam. A carioca fará um semestre da graduação na Toledo Prudente e conta que um dos pontos fortes da instituição é, sem dúvidas, o acolhimento. 


“As pessoas são bastante acolhedoras e simpáticas. Me senti bem recebida e orientada por todos. Eu amei a didática e os professores, com aulas bem dinâmicas”, comenta. 


A estudante pretende aproveitar o tempo no curso, agregando informações que farão a diferença em sua atuação profissional. “Pretendo adquirir o máximo de conhecimento, a fim de conseguir aplicar essas experiências no mercado de trabalho”, destaca. 


Thays Teixeira, 20, é estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faesa. Ela veio da cidade de Serra, no Espírito Santo. Para Thays, estudar um semestre da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente contribuirá com sua experiência acadêmica. 


“A expectativa é aprender por meio de uma nova abordagem e conseguir aplicar na minha experiência profissional. É uma metodologia completamente diferente, mas tenho aprendido bastante”, salienta Thays. 


A estudante, neste período, fará estágio no Toledo Carreiras. 


Acolhimento 

O acolhimento não está apenas nos corredores do Centro Universitário. Agatha e Thays estão hospedadas na família da Nathalia Fernandes de Assis, que também é aluna da Toledo Prudente, do curso de Direito. Apesar da diferença de cursos, a amizade e a experiência de acolher um intercambista marcarão a vida da família. 


“Decidimos acolher as intercambistas, primeiramente, para poder viver essa experiência de culturas, de carinho e por achar incrível essa ação da instituição. Em comum acordo com a minha mãe, decidimos dar às meninas, nesses meses, um espaço familiar com muito amor, para que elas fossem acolhidas como parte da nossa família”, conta. 


Além da experiência acadêmica, conviver com uma família de uma outra região, fará com que as estudantes tenham uma outra visão cultural. “Há uma troca grande de mostrar para elas o sossego do interior e elas me contarem as experiências de viver no agito das suas cidades natais. E, principalmente, o mais incrível é apresentar pessoas a elas, mostrar tudo de bom que nossa cidade tem a oferecer”, conclui Nathalia.