DIREITO

Toledo Prudente comemora mais aprovações no concurso da Magistratura

Sonho de ‘ser juiz’ levou quase 22 mil inscritos; quatro dos aprovados são da Toledo Prudente.

Paulo Sereguetti

12/12/2022

Entre as muitas possibilidades de atuação para os alunos de Direito, a carreira de juiz é uma das que mais chama a atenção. Embora o percurso seja longo e concorrido, os primeiros passos acontecem ainda na faculdade.  

 

Quem escolhe o curso de Direito da Toledo Prudente, escolhe também um mundo de possibilidades. Associando tradição no ensino jurídico e muita inovação acadêmica, o curso conta com professores com titulação e experiência práticas, muitos grupos de estudo e competições.  

 

Quero fazer faculdade de Direito


O grande número de aprovações nos principais concursos públicos do país é a prova disso.  

 

Na última quinta-feira (8), não foi diferente! Quando o Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sessão pública para abertura dos envelopes e divulgação das notas das provas orais do 189º Concurso de Ingresso na Magistratura, entre os aprovados, lá estavam o nome de quatro egressos do curso de Direito da Toledo Prudente.  

 

Aléxia Domene Eugenio 

Carolina Estrela de Oliveira Sacchi Molina 

João Paulo Sorigotti da Silva 

Raphael de Oliveira Machado Dias 

 

Os novos juízes formados pela Toledo Prudente em diferentes épocas venceram uma concorrência, neste concurso, de aproximadamente 22 mil candidatos. Agora eles se juntam a uma centena de outros egressos do curso de Direito que atuam na Magistratura.  

 

Conhecendo os novos juízes!  

 

Formada em 2016, Aléxia Domene Eugenio (Foto1), 28, já havia sido aprovada em outros concursos públicos, como, por exemplo, para Procuradoria Municipal de algumas cidades. Além do resultado no concurso da Magistratura, ela também está na segunda fase do concurso de Juiz Federal do TRF-3 e aguardando a prova oral do Ministério Público do Estado de São Paulo.  

 

“Felicidade e de realização! Foi como se eu tivesse acabado de cruzar a linha de chegada de uma maratona. Passa um filme na cabeça, desde o momento em que escolhi trilhar esse caminho, e vem à mente todas as pessoas que estiveram que apoiando de alguma forma, principalmente meus pais e minha irmã”, contou.  

 

Aléxia afirma ainda que sempre admirou a carreira da magistratura, que carrega uma enorme responsabilidade, de solucionar os conflitos e dar uma resposta a quem procura o Judiciário. Ela começou em um estágio no MPSP, também deu aulas no curso de Direito da Toledo Prudente, fez Mestrado na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e advogou. 

 

“Durante a faculdade, tive professores juízes (estaduais e federal), advogados, promotores de justiça estadual, procurador da república, delegados, e essa variedade de carreiras me permitiu abrir a mente e entender como o sistema de justiça funciona, e que todas as engrenagens são importantes. Todos de alguma maneira me inspiraram, mesmo que não fossem juízes especificamente, pois mostravam o papel de cada carreira”, finalizou.  

 

Já para Carolina Estrela de Oliveira Sacchi Molina(Foto 2), 32, formada em Direito pela Toledo Prudente em 2012, a magistratura sempre foi um sonho em razão da possibilidade de garantir direitos por meio de uma atuação imparcial. Antes de ser aprovada neste concurso, ela conquistou uma vaga na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, onde atua desde 2016.  

 

“Felicidade em realizar um sonho profissional. Na época da faculdade e na pós-graduação, o professor Dr. Eduardo Gesse e Dr. Silas Silva Santos sempre foram as minhas inspirações”, contou.  

 

Carolina conta que o estudo sempre fez parte da sua vida, até porque a própria atividade como Defensora Pública exige estudos constantes. Para os que ainda estão na faculdade, mas tem sonhos idênticos ao dela, ela diz: “Seja determinado. Com dedicação e muito estudos é possível alcançar a aprovação.” 

 

Aos 33 anos, João Paulo Sorigotti da Silva (Foto 3), é um fenômeno quando se trata em aprovações em concursos públicos. Anota aí, ele já foi aprovado para Delegado no Paraná, Delegado em Goiás, Delegado no Espírito Santo, Delegado no Mato Grosso do Sul, Promotor de Justiça no Ceará, Promotor de Justiça em Rondônia e juiz do Estado de São Paulo. Atualmente sou promotor de justiça em Rondônia.  

 

Formado em 2012, ele conta que o sentimento é de alívio, liberdade e satisfação. “Sempre estudei muito durante a faculdade e segui estudando. Atualmente, estudava diariamente, em média, 5 horas. Acordava todo dia 05h da manhã para estudar antes de ir ao trabalho e estudava um pouco antes de dormir”, contou.  

 

João Paulo conta que sempre quis a magistratura de São Paulo. “O meu recado para quem sonha em ser juiz é um pouco clichê, mas é sincero: mantenha o foco, disciplina e dedicação que vai passar, ainda que demore e que enfrente muitas frustrações, se mantiver essas bases, chega lá”, afirma.  

 

Raphael de Oliveira Machado Dias, 37, também comemora a sua aprovação. Além da magistratura, ele também foi aprovado para escrevente técnico-judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, atua como assistente judiciário na 2ª Vara Cível de Presidente Prudente, desde 2017.  

 

“É um sentimento inexplicável. Alegria pela conquista e ciência das responsabilidades inerentes ao cargo. Como já atuava como assistente judiciário, minha rotina seguia aproximadamente cinco horas de estudos por dia”, disse.  

 

Para Raphael, a magistratura representa a possibilidade de contribuir para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, exercendo meu cargo com coragem, responsabilidade e seriedade. 

 

“Gostaria de destacar o quanto a fé em Deus me ajudou a chegar até aqui! Não teria sido possível sem a força de Deus, que me guiou e me orientou em toda essa trajetória. Além disso, ressalto as pessoas que me inspiraram a seguir essa carreira: meu pai, Dr. Antônio José Machado Dias, juiz falecido do TJSP, e meu chefe, Dr. Silas Silva Santos”, ressaltou.