COMUNIDADE

Estudantes de fisioterapia levam conscientização sobre uso e descarte de medicamentos

Projeto integrador contou com pesquisa, bate-papo com a população e coleta de medicamentos e blísters.

Laís Ernesto

16/12/2022

O Projeto Integrador “Uso e descarte consciente de medicamentos” desafiou os alunos do curso de Fisioterapia da Toledo Prudente a levarem conscientização à população sobre a importância do destino correto para medicamentos e cartelas - os chamados blísters.

Desenvolvido na disciplina “Projeto Integrador II”, acompanhados pela professora Alessandra Madia Mantovani, os estudantes do 2º termo desenvolveram pesquisas sobre farmacologia e farmacocinética, produziram material para campanha e promoveram bate-papo com a população sobre o assunto.

“A iniciativa teve o objetivo de conscientizar a população sobre a forma correta de consumir os medicamentos e alertar sobre os riscos de um mau armazenamento, consumo e descarte”, comenta a professora.

Desenvolvimento

Os estudantes estiveram na Escola Estadual Professora Angélica de Oliveira – em Alvares Machado, no Centro de Reabilitação e Fisioterapia de Presidente Prudente e no intervalo de aulas da Toledo Prudente.

“O tema, por si só, já é muito importante para os contextos clínicos da fisioterapia, pois, o consumo de medicamentos é muito presente entre os pacientes, no entanto, nem todos o fazem de maneira correta, cabendo aos profissionais da saúde promoverem essa orientação”, comenta a professora.

Além do assunto principal, outros temas foram abordados nas visitas como: o risco de contaminação do meio ambiente proveniente do descarte incorreto, reciclagem e educação em saúde.

Para a aluna, Amanda Nunes, participante do projeto, essa é uma maneira de levar informação a muitas pessoas, visto que o público-alvo repassará para amigos, familiares e pessoas de convívio.

“Embora, os resultados obtidos tenham sido positivos, a população ainda carece de conhecimentos mais esclarecedores e simples, o contato direto e a conversa ainda são ótimos métodos de conscientização, não só para o assunto abordado, como para os demais conteúdos que impactam a sociedade diretamente”, comenta a estudante.

Já para Rayssa Romão, também aluna, o projeto possibilitou o aprendizado de como usar, armazenar e descartar corretamente os medicamentos. “É muito importante que façamos o descarte correto dos medicamentos, pois eles são tóxicos para o meio ambiente e assim para nós também. Ver que muitas pessoas nos trouxeram seus medicamentos para que assim fizéssemos o descarte correto, nos trouxe a sensação de dever cumprido com o grupo de pessoas para qual fizemos a orientação”, completa.

“O acadêmico é promotor do conhecimento e, estando no início do seu curso, este método é uma importante ferramenta para já estar em contato com a comunidade conhecimento suas realidades e estimulando habilidades socio-emocionais”, conclui.