ESCOLHA PROFISSIONAL

Por que Arquitetura e Urbanismo chama tanto a atenção dos jovens?

Segundo pesquisa, 33% dos formados tem entre 18 e 30 anos.

Laís Ernesto

19/01/2022

‘Tá aí’ um curso que sempre está entre as opções dos jovens estudantes: Arquitetura e Urbanismo. Por que será que a área que une inovação e história está entre a preferência dos jovens de todo o país?


De acordo com o Mapa do Ensino Superior, realizado pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), divulgado em novembro de 2021, o curso de Arquitetura e Urbanismo está entre as 10 faculdades presenciais mais procuradas, com um número de matriculados em mais de 124 mil estudantes.


Gosta de vídeo? Então clique e confira!


O II Censo das Arquitetas e Arquitetos e Urbanistas do Brasil, feito pela CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), mostra que 33% dos formados em Arquitetura e Urbanismo tem entre 18 e 30 anos, outros 35% tem idades entre 31 e 40 anos.


Os números nos ajudam a entender que a área da Arquitetura e Urbanismo, além de ser uma preferência dos jovens, está em expansão e com mais oportunidades a cada dia.


Quero fazer vestibular! 


Yan Cangussu Bento (Foto 1), 19, é aluno do 5º termo de Arquitetura e Urbanismo. O jovem conta que cursar a faculdade sempre fez parte de um sonho. “Desde pequeno, amava fazer desenhos à mão, exercitava muito a imaginação. Arquitetura é exatamente isso, saber colocar suas ideias no papel e usar sua criatividade para criar projetos”, conta. 


O aluno acredita que o mercado de trabalho, também para os estudantes e recém-formados no curso, tem boas perspectivas e está em expansão. “O mercado para Arquitetura e Urbanismo está crescendo, as pessoas valorizam cada vez mais espaços confortáveis e bonitos em que possam passar horas. Será tendência o trabalho em home-office e o aproveitamento do lazer em sua própria casa. Estou no 5º termo e já atuo como estagiário em um escritório de arquitetura”, destaca o estudante. 


O curso 

O olhar de encanto dos jovens para a Arquitetura e Urbanismo está ligado a fatores que vão desde a sala de aula. Veja só algumas características do curso que o tornam tão atrativo: 

- Atividades práticas e visitas técnicas: a todo o momento, os alunos são desafiados a colocar em prática toda teoria aprendida em sala de aula. Além disso, faz parte do cronograma da matriz curricular do curso, visitas monitoradas em espaços internos e externos, obras, monumentos, exposições e outros; 

- Empregabilidade: com o apoio do Toledo Carreiras, os estudantes conseguem vagas de estágio e emprego no mercado de trabalho, podendo ganhar experiência desde o período da faculdade;

- Dinâmico: o aluno não é mero espectador, pois participa ativamente de projetos práticos e de relevância para a comunidade; 

- Atento às necessidades do mercado de trabalho: os alunos são capacitados a traduzir e compreender necessidades humanas em relação à concepção, organização, projetos e construção de espaços urbanos, edificação, paisagismo, além da observação e valorização do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico;

- Estruturado: são mais de 20 amplos espaços equipados com tecnologia de ponta para práticas de projetos, física, materiais de construção civil, luminotécnica, hidráulica, desenho, inovação, informática e outros. 


“É uma área muito ampla, você pode escolher um ramo dentre vários outros, conseguir lidar com prazos, com pessoas que têm diversas ideias. Sem dúvida, Arquitetura e Urbanismo é um ótimo curso e, a cada dia que passa, eu gosto e aprecio mais”, destaca o futuro profissional.


E se você sonha em cursar Arquitetura e Urbanismo, Yan deixa a dica: "é muito gratificante, passamos a olhar tudo com outros olhos, aprendemos a expressar nossas ideias e que não é preciso saber desenhar, apenas ter uma mente aberta para que se possa criar algo incrível e funcional”, conclui.


Serviço: quer mais informações sobre os cursos de graduação da Toledo Prudente? Entre em contato por meio do WhatsApp!


Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente!


Vestibular com inscrições abertas!