CONQUISTA

Direito é a porta de entrada para concursos públicos

Família Camargo prova que dedicação e estudo direcionado garantem vagas promissoras na carreira pública.

Bárbara Munhoz

12/01/2022

Você pensa em seguir carreira pública? Para além de estabilidade financeira e salários vantajosos, a possibilidade de crescimento na área tem chamado a atenção de jovens que, ainda na faculdade, visam conquistar postos renomados no mercado de trabalho. Esse é o caso de Eduardo Camargo, bacharel em Direito pela Toledo Prudente. 


Recém-graduado, o jovem (foto 1) conta que sempre vislumbrou a carreira pública, devido à estabilidade do serviço que se encaixava ao perfil profissional moldado por ele, em defesa da garantia dos direitos dos vulneráveis. 


Gosta de vídeo? Então clique aqui!


Aliando o desejo ao estudo direcionado à prestação de concursos públicos, durante a faculdade, Eduardo aproximou-se da área que, futuramente, desejava atuar, por meio de estágios em órgãos públicos. 


Essa conquista, almejada cada vez mais cedo entre os estudantes, confirma uma tendência projetada em 2016 pela Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), que previu um crescimento anual de 40% no número de pessoas que deseja fazer concursos. Enquanto representante desse grupo, Camargo prova que o empenho ao longo da graduação é um diferencial.


Quero fazer o Vestibular!


“No decorrer de toda a graduação busquei aproveitar as oportunidades de estágio em diferentes órgãos públicos, como a Defensoria Pública Estadual, para que pudesse conhecer de perto todas as peculiaridades atinentes ao exercício da função pública e, inclusive, quais áreas me seriam mais atrativas para quando iniciasse meus estudos para concurso público ao término da graduação”, relembra. 


Conciliando a pós-graduação em Direitos Humanos – área de conhecimento essencial à formação do Defensor Público – com os estudos direcionados ao concurso da Defensoria Pública Estadual, Eduardo sente-se orgulhoso em poder traçar a mesma carreira pública da família.  


LEIA TAMBÉM

"Direito está entre os cursos com melhores remunerações e oportunidades"

"Direito da Toledo Prudente recebe o sétimo selo OAB Recomenda"


“É extremamente gratificante ver que estou conseguindo trilhar o mesmo caminho profissional de pessoas que tanto admiro e que sempre foram a minha maior fonte de inspiração durante toda a minha graduação. Sem dúvidas, ter familiares que construíram a carreira na luta pela defesa de uma plena justiça social e humana me serviu de motivação para que eu pudesse formular os mesmos objetivos como profissional do Direito”, afirma.

 

De família 


O apreço pela carreira pública está no DNA da família Camargo. Antônio César Camargo Jardim (foto 2), irmão mais velho de Eduardo, também é egresso da Toledo Prudente e, desde 2011, atua como Defensor Público do Estado de Minas Gerais. Assim como o caçula, a vontade de seguir carreira pública surgiu no período da faculdade, inspirada por professores que exerciam trabalhos em instituições da área.


“É gratificante assistir o meu irmão Eduardo percorrer o mesmo caminho na Toledo Prudente, por ter certeza da excelência do ensino jurídico e da possibilidade de exercício da carreira que optar por trilhar”, ressalta. 


Até para quem já trabalha na área, como Márcia Camargo Perrud (foto 3), tia de Eduardo e Antônio César, a profissionalização é um passo importante para a ascensão profissional. Graduada, há 22 anos, pela Toledo Prudente, quando ingressou no curso de Direito, já atuava enquanto escrevente técnico judiciário no Fórum de Presidente Prudente.  


Após o término da graduação, direcionou os estudos para as carreiras da área trabalhista, colhendo os frutos de anos de dedicação com a aprovação no concurso de oficial de justiça no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região, cargo que exerce até hoje. E não para por aí: foi aprovada, ainda, como oficial de justiça no TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região e TRT da 9ª Região, além do cargo de analista do MPF (Ministério Público Federal).


Quero conhecer mais sobre o curso! 


“Sinto muita satisfação pelo fato de meus sobrinhos terem seguido o caminho do Direito e escolhido cursar a Toledo Prudente, que proporciona uma ótima formação. Também sinto-me especialmente feliz em senti-los motivados a buscarem áreas do Direito que, muito além de oferecer ganhos financeiros, lhes proporcionam a oportunidade de atender às necessidades daqueles que não podem custear as despesas de um processo, como é a carreira da Defensoria Pública, já abraçada por um e objeto de interesse do outro”, destaca.  


Esposo de Márcia, Rogério Perrud (foto 3) também é graduado em Direito no Centro Universitário e atua, desde 2009, como Juiz do Trabalho, exercendo a função de Juiz Auxiliar Fixo, na 1ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente, desde 2012. 


Assim como a companheira, ele começou na carreira pública como escrevente técnico judiciário, em 1987, e, quatro anos depois, na Justiça do Trabalho, enquanto Diretor de Secretaria, até ingressar na Magistratura do Trabalho. 


“É muito gratificante ver outras pessoas da família, como os sobrinhos Antônio César e o Eduardo, que também se graduaram com ótimo aproveitamento, na Toledo Prudente, trilharem as carreiras jurídicas”, conclui. 


Tantas conquistas em família dependem de esforço e dedicação. Estudiosos afirmam que especializar-se na área é um passo importante rumo à obtenção de melhores vagas, salários promissores e crescimento na área. Também vale ressaltar que, além da carreira pública, bacharéis em Direito podem atuar na advocacia privada, delegacias, procuradorias, assessorias jurídicas, magistratura, dentre outros campos, com possibilidades de ascensão igualmente importantes.    


Diferenciais 


A graduação de Direito da Toledo Prudente tem duração de cinco anos e ocorre presencialmente, no período diurno e noturno.


É um dos melhores cursos de Direito do Brasil, segundo o MEC (Ministério da Educação). Além disso, destaca-se pela conquista de 7 Selos OAB Recomenda, concedidos pela Ordem dos Advogados do Brasil, devido aos altos índices de aprovação de alunos no exame profissional.  


“Como recém-formado, primeiramente considero importante ressaltar o nível de excelência da Toledo Prudente. Graças à qualidade e dedicação profissional de todo o corpo docente, obtive êxito em ser aprovado no Exame da OAB ainda durante a graduação, de forma que tive o caminho aberto para iniciar meus estudos para concurso público logo após a conclusão da faculdade”, observa Eduardo.  


Quero fazer Direito na Toledo Prudente!


Graduandos do Centro Universitário ainda participam do Núcleo de Prática Jurídica, composto pelo Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos - EAAJ, Fórum Simulado, Núcleo de Estágio e Emprego da Toledo - NEET e Núcleo de Prática Trabalhista, ambientes favoráveis à aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula, por meio da realização, acompanhamento e avaliação de atividades práticas jurídicas, de natureza simulada ou real.  


Inicie em 2022 o sonho de ser um bacharel em Direito com a Toledo Prudente, há mais de cinco décadas ofertando ensino de qualidade.


Serviço: quer mais informações sobre os cursos de graduação da Toledo Prudente? Entre em contato por meio do WhatsApp!


Vestibular com inscrições abertas!