PRÁTICA

Conheça a trajetória acadêmica de Ciências Contábeis

Na Toledo Prudente, curso tem duração de quatro anos e capacita alunos para o mercado de trabalho por meio de atividades práticas.

Bárbara Munhoz

06/01/2022

Uma dúvida frequente entre jovens, ao escolher um curso de graduação, é: “o que vou aprender na faculdade?”. Embora pareça óbvia, dependendo da área, a resposta para essa questão é complexa, pois requer análise das disciplinas trabalhadas e de que forma irão contribuir com a formação acadêmica e profissional dos alunos, visando sua ascensão no mercado de trabalho. 


Essa é uma preocupação da Toledo Prudente e, por isso, quem escolhe graduar-se em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário tem a garantia de aprendizado teórico e prático, focado em formar profissionais de perfis não só operacionais, mas gerenciais. 


Dessa forma, são capacitados a planejar, supervisionar, organizar, assessorar, interpretar e revisar dados de natureza econômica, financeira e contábil de empresas de todos os portes e localidades. Sim! A carreira internacional para contadores é uma realidade e prova que um ensino à altura impulsiona talentos rumo a novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.  


Gosta de vídeo? Então clique aqui!


Informações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), replicadas da Singapore Management University, apontam as principais tendências para o mercado contábil em 2022, considerando o boom da economia digital e a necessidade de atualização dos profissionais diante de sistemas tecnológicos avançados.


São elas: 

• Aumento da produtividade com soluções de software;

• Adoção da tecnologia de blockchain; 

• Difusão do uso da inteligência artificial (IA) e da automação de processos robóticos (RPA); 

• Informações baseadas em dados; 

• Nuvem; 

• Terceirização e serviços compartilhados.


Quero fazer o Vestibular!


Essas projeções demonstram que a profissão se mantém atual, à medida que novas tecnologias surgem para auxiliar o trabalho dos profissionais da área. Por isso, a importância de investir em um curso de qualidade, como o da Toledo Prudente.  

 

Trajetória acadêmica 


Ao longo de oito semestres, alunos de Ciências Contábeis estudam conteúdos relacionados à contabilidade empresarial, tributária, fiscal e gerencial, bem como auditoria contábil e análise de demonstrações contábeis.  


Os conteúdos ministrados durante todo o curso amparam e fornecem suporte teórico para atuação do profissional contábil, de forma a capacitá-los para as diversas áreas de atuação do contador e até mesmo desenvolver competências e habilidades para atuação na área pública”, comenta Luana Mateo, docente do curso. 


LEIA TAMBÉM

"Por que o contador nunca será substituído?"

"Ciências Contábeis: do estágio à carreira de sucesso"


E não para por aí. Por meio da integração com atividades acadêmicas, como seminários, conferências, simpósios, jornadas técnicas, mesas de debate e projetos de pesquisa e extensão, os futuros contadores aprendem, na prática, a desenvolver soluções baseadas na realidade contábil.  


“Todos esses fatores, somados, contribuem para que os alunos não saiam apenas com um diploma, mas que se tornem profissionais completos e preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, afirma a professora. 


Quero fazer Ciências Contábeis na Toledo Prudente!


Para o recém-graduado Lucas Negrão, as atividades realizadas durante o curso, bem como os desafios, contribuíram para seu aprendizado. “Além de professores comprometidos com o ensino e a educação, temos incentivo de colaboradores em geral, além de uma excelente grade curricular. Isso nos dá uma base sólida, que faz a diferença”, ressalta.  


Diferenciais 


A graduação de Ciências Contábeis da Toledo Prudente tem duração de quatro anos e ocorre presencialmente, no período noturno. Entre as disciplinas abordadas, destacam-se Tecnologia nas Organizações, Engenharia Econômica, Comportamento Organizacional, Contabilidade e Análise de Custos, Direito Aplicado e Técnicas de Consultoria.  


Alunos do Centro Universitário também participam de projetos na Empresa Júnior Toledo, realizando trabalhos de consultoria e assessoria empresarial na área de custos e organização de empresas, pesquisa de preços e composição do Índice de Preços Toledo (IPT), referência mercadológica regional. 


Diferenciais que, em 2019, fizeram o curso receber nota máxima (5) no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), requerido pelo MEC (Ministério da Educação), além dos altos índices de aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade e em concursos públicos.  


Quero conhecer mais sobre o curso!


“Ser aluno da Toledo Prudente significa que os alunos terão uma educação sólida e dinâmica, além de contar com os professores qualificados e preparados. Com isso, estarão prontos para aproveitar as melhores oportunidades no mercado de trabalho. E é essa a nossa realidade: alunos capacitados e que suprem, com maestria, as exigências que o mercado demanda”, conclui Mateo. 


Inicie em 2022 o sonho de ser um profissional de ciências contábeis com a Toledo Prudente, há mais de cinco décadas ofertando ensino de qualidade.


Serviço: quer mais informações sobre os cursos de graduação da Toledo Prudente? Entre em contato por meio do WhatsApp!


Vestibular com inscrições abertas!