DIGNIDADE ÍNTIMA

Engajadas na luta social feminina, alunas da Toledo Prudente arrecadam absorventes para doação

Isabela Monteiro e Julia Tietiz, estudantes do curso de Direito, entregaram mais de 6 mil unidades ao Fundo Social.

Mariane Peres

11/08/2021

Alunas do curso de Direito de Toledo Prudente se uniram e idealizaram uma ação voltada à saúde e dignidade feminina, o Projeto Lunar. A iniciativa de Isabela Monteiro e Julia Tietz, ambas do 10º termo, visa combater a pobreza menstrual. Só para se ter uma ideia, o projeto tem sido tão relevante que já foram arrecadados e doados mais de 6 mil absorventes ao Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente (SP).

Conforme as alunas, “a pobreza menstrual pode ser definida pela escassez não apenas de produtos de higiene básica, mas, também, pela falta de acesso a condições básicas para que a higiene seja realizada, o que engloba condições dignas de moradia, infraestrutura, saneamento básico, acesso à educação e informação”.

De acordo Isabela, foi por meio do conteúdo de uma aula que elas optaram por tentar contribuir com a sociedade. “A ideia do projeto partiu de uma palestra no Núcleo Atena sobre Mulheres no Sistema Carcerário, realizada pela professora da disciplina de Direito Penal da Toledo Prudente, Fernanda Madrid. Ela tratou sobre a pobreza menstrual dentro das penitenciárias brasileiras, assim como a falta de acesso aos produtos de higiene básica pelas mulheres inseridas no sistema carcerário e isso foi o que trouxe a ideia inicial para o projeto”, explica. Assim como Fernanda, a docente do curso de Direito, Ligia Fructuozo, também atua como colaboradora no projeto.

Mais uma vez, Direito da Toledo Prudente participa de congresso na Colômbia
OAB aprova novas regras de publicidade para advogados

Ainda segundo a aluna, os mais de 6 mil absorventes arrecadados irão auxiliar cerca de 400 mulheres cadastradas no Fundo Social de Solidariedade. “Segundo a ONU, ao menos uma a cada 10 meninas perdem aula na escola durante a menstruação, sendo que uma a cada quatro já faltou aula por não ter condições de adquirir absorventes. Isso impacta diretamente na autoestima das meninas e mulheres porque acabam ficando ‘atrasadas’ em suas tarefas cotidianas”, ressalta a aluna do curso de Direito.

O tema está sendo tão debatido, que a Casa Civil do Governo de São Paulo publicou no Diário Oficial o decreto que estabelece o programa Dignidade Íntima, no âmbito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

Com a publicação, fica garantido o uso dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-SP), estabelecido pela Lei Nº 17.149, de 13 de setembro de 2019, para compra e distribuição gratuita de absorventes para estudantes da rede estadual.

O programa Dignidade Íntima prevê investimento de mais de R$ 30 milhões para compra de itens de higiene menstrual, com o objetivo de beneficiar principalmente estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Os protocolos de distribuição irão garantir privacidade e cuidado, criando múltiplos canais de atendimento para as estudantes. Desde julho deste ano, estão sendo realizadas formações pela Seduc-SP para orientar as equipes escolares.

Para a aluna Julia Tietz, o programa trará grande ganho a autoestima das mulheres. “A menstruação é intrinsecamente ligada à dignidade humana, ou seja, quando as pessoas não conseguem acessar instalações sanitárias seguras, e meios seguros e efetivos de gerenciar sua higiene menstrual, elas não conseguem vivenciar sua menstruação com dignidade, vez que a falta de higiene também podem aumentar o risco de infecções urinárias por recorrerem a materiais anti-higiênicos, por exemplo”, conclui.

Como contribuir com o Projeto Lunar

Conforme as alunas da Toledo Prudente, todas as pessoas interessadas em contribuir com o Projeto Lunar podem doar nos seguintes pontos, em Presidente Prudente:

• Supermercado Avenida - Av. Cel. José Soares Marcondes, 2555
• Supermercado Estrela - Av. Cel. José Soares Marcondes, 1750
• Supermercado Mais Você - R. Prudente de Moraes, 573
• Supermercado O Verdurão – Av. Aureliano Coutinho, 2111
• Supermercado Sublime - R. Michio Kawaguchi, 10

As doações também podem ser feitas por PIX, por meio da chave: lunarprojeto@gmail.com.