ONLINE

Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente realiza aula aberta com Fabrício Forganes

Evento visa apresentar uma nova abordagem da influência dos jesuítas no desenho urbano das cidades brasileiras.

Mariane Peres

24/08/2021

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, realizará uma aula aberta com o tema “Jesuítas no Brasil: Arquitetura e Urbanismo Colonial”. O evento online, que será no dia 27 de agosto, às 20h40, visa apresentar um repertório técnico sobre a influência dos jesuítas nos desenhos urbanos das cidades brasileiras. A atividade será ministrada pelo arquiteto e urbanista e pesquisador, Fabrício Forganes Santos, junto à professora do Centro Universitário, Jacqueline Sana.

NÃO É ALUNO? CLIQUE PARA PARTICIPAR DA AULA

Conforme a docente da Toledo Prudente, a importância desta aula aberta, que será transmitida pelo canal do YouTube da instituição, é possibilitar o reconhecimento da contribuição dos jesuítas na produção do ambiente urbano, favorecendo o contato com nossa história colonial.

“A descoberta desse passado que ainda se faz presente, merece ser mais conhecido e mais protegido no panorama das nossas cidades contemporâneas”, explica Jacqueline.

LEIA TAMBÉM
Alunos da Toledo Prudente já podem se inscrever nos grupos de Estudos, Pesquisa e Competições
Alunos de Marketing e Marketing e Publicidade desenvolvem artigo para LinkedIn

Durante a atividade, os alunos da Toledo Prudente, e demais interessados ao tema, poderão compreender a história da colonização do Brasil, a participação dos padres jesuítas na fundação das cidades brasileiras, as estratégias para a aproximação com os povos indígenas, aspectos da construção das primeiras capelas e igrejas, o uso da mão de obra indígena na arquitetura nacional e as heranças de um passado colonial que resistem nas cidades do século XXI.

INSCREVA-SE NO CANAL DA TOLEDO PRUDENTE!

A aula aberta será transmitida, ao vivo, por meio do canal no YouTube da Toledo Prudente, por isso, não haverá a necessidade de inscrição prévia por meio de link. A atividade é destinada a todos que tiverem interesse no tema.

Conheça o palestrante:

Fabrício Forganes Santos é arquiteto e urbanista, pesquisador das Irmandades Negras e das Igrejas dos Homens Pretos no urbanismo brasileiro. Mestre em Arquitetura e Urbanismo, com experiência como curador no Museu de Arte Sacra de Santos – MASS. Atualmente e professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo - MAS-SP.

Possui produção acadêmica dedicada aos lugares de memória do Catolicismo Negro em território brasileiro. Os principais temas de atuação do profissional, são: Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo; Formação Urbana; História de São Paulo; Catolicismo Negro; Irmandades Católicas Negras; Território Negros.