EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Alunos de Arquitetura e Urbanismo criarão projeto de paisagismo para condomínio em Álvares Machado

Divididos em grupos, estudantes da Toledo Prudente, por meio dos trabalhos, participarão de competição com metodologia de gamificação.

Mariane Peres

27/08/2021

Os alunos do 8º termo do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Toledo Prudente, participaram, nesta sexta-feira (27), de uma aula prática que resultará em um projeto de paisagismo para o Condomínio Izabel Mizobe, em Álvares Machado. A atividade foi realizada sob supervisão do professor, Luciano Osako, responsável pela disciplina de Projeto de Paisagismo II.

O trabalho prático tem como objetivo colocar os estudantes em contato direto com um cliente real. Para isso, eles foram divididos em grupos, sendo representados por escritórios.

Conforme o professor, durante a visita, os alunos realizaram a coleta de dados sobre o local, registro fotográfico, além da obtenção de informações com a comissão do condomínio quanto às necessidades e lista de desejos dos moradores. “O próximo passo será a elaboração do projeto com o programa de necessidades, no qual serão colocadas as melhorias para o condomínio”, explica.

Confira a programação do ETIC 2021 da Toledo Prudente
ETIC 2021 está com inscrições abertas para ouvintes e expositores

Para aluna, Isadora Francisco, participar de projetos com essa amplitude será de grande valia para sua carreira. “Quero fazer uma especialização em paisagismo, então, essa atividade será muito importante para meu futuro profissional”, conta.

A também estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, Laura Camargo, ressalta que esta é “uma ótima oportunidade, pois trará inda mais experiência em campo e vivência na área urbanista”, diz.

Conforme o morador e membro da Comissão de Obras do Condomínio Izabel Mizobe, Alex Sandro Lisboa, a parceria com a Toledo Prudente visa trazer ganho tanto aos alunos quanto aos condôminos. “Desde o início, quando expus essa ideia em uma reunião de moradores, a proposta inicial era possibilitar o alinhamento da prática à teoria para alunos, assim como, viabilizar melhorias ao condomínio por meio de estudos e de forma adequada”, salienta.

Visando formar profissionais capacitados e qualificados para os desafios do mercado de trabalho, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente investe em laboratórios, aulas práticas e visitas técnicas, bem como em projetos com empresas reais. Dessa forma, os futuros arquitetos e urbanistas terão uma visão ampla da área, com senso inovador, crítico, criativo e acima de tudo, organizado.

Essas experiências possibilitarão ainda que o profissional formado pela Toledo Prudente possa empreender com seu próprio negócio, atuar como um profissional autônomo em diversos projetos, ser contratado por uma empresa, seja ela pública ou privada ou ainda se dedicar aos diversos concursos oferecidos para atuação na área

Competição de paisagismo

A visita dos alunos do 8º termo de Arquitetura e Urbanismo, da Toledo Prudente, ao Condomínio Izabel Mizobe, em Álvares Machado, foi o primeiro passo de uma atividade a qual eles participarão: uma competição de paisagismo.

O professor Luciano Osako explica que, por se tratar de um projeto extenso e complexo, os alunos terão que apresentar os itens conforme as divisões dos grupos. “A ideia do concurso é colocá-los diante a um cliente real para que, cada escritório – ou seja, cada grupo – possa projetar as etapas e partes do paisagismo, concorrendo entre eles mesmos, com a aplicação da metodologia baseada em gamificação”, finaliza.

A sequência dos projetos deverá acontecer ao longo do semestre, com a realização do concurso no final do mesmo.

Esta não é a primeira vez que o curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente propõe esse desafio aos estudantes. Em 2018, os alunos tiveram como objetivo suprir as necessidades do Condomínio Portal do Lago de Presidente Epitácio.