CONQUISTA INTERNACIONAL

Egressa da Toledo Prudente é aprovada na Ordem dos Advogados dos EUA

Daniela Nakano conquistou a BAR para exercer a advocacia no estado de Wisconsin, onde concluiu o mestrado internacional.

Mariane Peres

22/07/2021

Da Toledo Prudente para o mundo! A egressa do curso de Direito, Daniela Nakano, formada em 2018, obteve mais uma conquista internacional: foi aprovada na American Bar Association (ABA) de Wisconsin, nos Estados Unidos. Com a aprovação, a advogada poderá exercer a profissão no estado americano.  


A ABA é a entidade responsável pelo controle da advocacia nos Estados Unidos, assim como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tendo determinações específicas para aprovação em cada região estadunidense.

 

Esta não é a primeira vez que egressos da Toledo Prudente são aprovados na BAR. Em 2018, Tatiana Shirasaki também passou no exame e, inclusive, tornou-se recrutadora para a seleção de novos mestrandos em Wisconsin.    


LEIA TAMBÉM
Egressa da Toledo Prudente se destaca em cenário internacional
Prefeito Ed Thomas grava podcast com alunos da Toledo Prudente


Conforme explica Daniela, ao concluir o mestrado pela Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin (UW), em 2020, com foco em Direitos Humanos e Justiça Social, junto ao conteúdo obtido na graduação pela Toledo Prudente, ela se sentiu preparada para a realização do exame.  

“Cada região tem a sua norma para a BAR. Mas, normalmente, para fazer a prova em qualquer estado americano é preciso concluir um mestrado no local ou exercer um período de atividade jurídica na região. Em Wisconsin, a conclusão do mestrado possibilita a aplicação do exame”, explica a egressa. 

Ainda segundo ela, como sempre teve paixão pelo Direito Internacional, voltado aos Direitos Humanos, desde o início da faculdade, passou a se engajar nesta área, o que possibilitou o resultado positivo devido à grade curricular. “A Toledo Prudente sempre me incentivou a buscar e a estudar as áreas que eu gosto, assim como os professores que sempre me instruíram a perseverar nesse sonho”, aponta.  

Ela, que atualmente trabalha com Direitos Humanos em Roraima, na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, conta que é um privilégio alcançar mais essa conquista profissional. “Pode parecer clichê, mas a sensação em obter essa aprovação na BAR é indescritível. Fiquei muito feliz, principalmente, por perceber o quão capaz eu posso ser”. 

Daniela, que também obteve aprovação na OAB de forma satisfatória, ainda salienta que todo apoio e bagagem acadêmica obtidos pela Toledo Prudente fizeram, e continuam a fazer, com que ela tenha cada vez mais objetivos profissionais concretizados. “A aprovação na BAR, para mim, foi a certeza de que o trabalho e o estudo valem a pena. Ao sair de Presidente Prudente, interior de São Paulo, eu me sentia pequena e olha onde eu cheguei: fui para o exterior, estudei em Wisconsin e hoje estou no extremo norte do país. Sou muita grata a tudo”, finaliza.  

A advogada e egressa da Toledo Prudente acumula um histórico internacional devido ao seu destaque em outros países já início ainda na graduação, por meio das muitas participações em competições jurídicas internacionais, assim como, simpósios e eventos. 

Conforme o professor e coordenador de competições e internacionalização da Toledo Prudente, Lucas Octávio Noya dos Santos, essas conquistas se tornaram tradição no Centro Universitário devido ao foco na qualidade do ensino que é entregue aos alunos. “Neste sentido, com a institucionalização de uma política de internacionalização forte, a Toledo Prudente começou a se preocupar com o diferencial que seus egressos poderão oferecer ao mercado de trabalho. Esse resultado é uma evidência disto, pois, nossos egressos além de terem uma formação de qualidade, possuem o diferencial de potencial para carreira internacional”, conclui.