Retorno Gradual

Reitores se reúnem com autoridades pela antecipação da vacina aos profissionais do Ensino Superior

Reunião com o secretário municipal de saúde e coordenadora da Vigilância Sanitária, aconteceu na tarde desta segunda (14), com a presença da Toledo Prudente e a Unoeste.

Paulo Sereguetti

14/06/2021

De olho no retorno das aulas presenciais seguras no segundo semestre, reitores e coordenadores de cursos da Toledo Prudente e da Unoeste se reuniram na tarde desta segunda-feira (14), com autoridades municipais de saúde. O objetivo do encontro foi solicitar ao gestor municipal que antecipe aos profissionais de educação do Ensino Superior a imunização contra a Covid-19.

Se forem imunizados até o final deste mês, professores e colaboradores das faculdades podem planejar um retorno seguro e gradual das atividades para o segundo semestre.

Desde abril, conforme critérios do Plano São Paulo, os municípios já vêm vacinando professores de todos os ciclos da educação básica e temporários da educação estadual, municipal e outros. Também estão incluídos nesta fase auxiliares de serviços gerais, de limpeza, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores e vice-diretores, assim como secretários e coordenadores.

Zelly Machado, reitora da Toledo Prudente, afirma que a vacinação desses grupos pode favorecer o retorno gradual das aulas presenciais a partir do próximo semestre. “Estamos aqui pelos nossos alunos, professores e colaboradores. O Ensino Superior pede esse olhar empático das autoridades. Estamos prontos para receber nossos públicos e fazer a economia voltar a girar”, disse.

O pró-reitor Acadêmico da Unoeste, José Eduardo Creste, ressalta que a universidade respeita o calendário de vacinação estabelecido pelas autoridades estadual e municipal, mas também entende que o ensino superior merece estar no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a Covid-19, principalmente pelo fato de a educação ser atividade essencial. “Os cursos na área da saúde, conforme o decreto estadual, mantêm as aulas práticas presenciais desde o ano passado. Mas a vacinação também é importante para a retomada gradual das atividades práticas de outras áreas do conhecimento, pois a vivência em laboratórios e estágios são essenciais na formação profissional. Para que isso ocorra de forma mais segura, é necessário que professores e profissionais administrativos estejam imunizados”.

O coordenador do curso de Direito da Toledo Prudente, Sérgio Tibiriçá Amaral, relembra o impacto da pandemia para os cursos universitários. “Embora as mudanças tenham sido rápidas e seguras, os alunos anseiam pela volta às aulas presenciais. O Ensino Superior foi impactado diretamente, mas ainda assim, não parou de investir em equipamentos, tecnologias e na criação de protocolos sanitários”, disse.

Tanto o secretário-adjunto de saúde, Marco Aurélio Lúcio, quanto a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vânia Maria Alves Silva, afirmaram que o município tem seguido rigorosamente o cronograma de vacinação do Plano São Paulo.

“Nas próximas semanas, a vacinação dos grupos etários deve fluir ainda melhor, tendo em vista que a cidade está conseguindo adiantar os públicos, como fez na semana passada, e deve fazer novamente”, afirmou Vânia Silva.

Para a professora Laurinéia Silva, coordenadora do curso de Estética e Cosmética, a reunião foi muito positiva, sobretudo, porque as autoridades puderam ouvir os anseios destes profissionais. “Fomos muito bem recebidos e eles foram solidários com a nossa solicitação. Saio dessa reunião com muita esperança”, disse.

As autoridades presentes se comprometeram em analisar a situação da vacinação dos profissionais do Ensino Superior e, assim que possível, dar uma devolutiva aos reitores. Em contrapartida, tanto a Unoeste quanto a Toledo Prudente, se comprometeram em enviar dados sobre seus professores e colaboradores.

Participaram da reunião o reitor da Unoeste, José Eduardo Creste, a reitora da Toledo Prudente, Zelly Machado, o coordenador do curso de Direito do Centro Universitário, Sérgio Tibiriçá Amaral, a coordenadora de Estética e Cosmética da Toledo Prudente, Laurinéia Silva, o secretário-adjunto de saúde, Marco Aurélio Lúcio, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vânia Maria Alves Silva, e o assessor da secretaria, Jeferson Saviolo.