PRÁTICA PROFISSIONAL

Pesquisa de tendência de mercado é tema de produção de vídeo em Marketing e Publicidade

Alunos do 3º termo foram responsáveis por compreender as necessidades dos consumidores e estabelecer previsões no ramo alimentício.

Mariane Peres

01/07/2021

Essenciais para empresas, indústrias e serviços, os profissionais da área de Marketing e Publicidade são cada vez mais requisitados devido às suas competências em gerenciamento de negócios e antecipação das necessidades dos clientes, podendo satisfazê-las de forma mais segura e lucrativa. Para isso, eles estabelecem estudos sobre tendências de mercado e demanda de consumidores, por exemplo. Atenta a isso, a Toledo Prudente estimula, já no início da graduação, os alunos do curso Marketing e Publicidade a desenvolverem, na prática, habilidades e competências profissionais por meio da matriz curricular.  


Entre as disciplinas práticas do curso do Centro Universitário, está a de Estudos do Futuro, que atua com conhecimentos prévios para nortear as empresas a garantir sucesso em suas criações e vendas. Conforme explica o professor, Leonardo Lepre, por meio desta disciplina, “os alunos são desafiados a aplicaram três técnicas: Futures Wheels, Causal Layered Analysis (CLA) e Scenario Planning”.

 

A Futures Wheels é uma ferramenta que possibilita analisar e explorar os efeitos de tendências e eventos num determinado contexto, além de estruturar os possíveis impactos organizacionais. Já a Causal Layered Analysis (CLA) é a técnica usada em planejamento estratégico e futurologia, para moldar o futuro dos negócios de forma mais eficaz. Somado a esses métodos, está o Scenario Planning, que permite que estratégias sejam estabelecidas considerando-se um contexto futuro, onde fatores que podem impulsionar o negócio são identificados, esperando-se obter um avanço perante um cenário competitivo.

“O foco estabelecido a eles foi a busca das tendências no mercado de alimentação. Após as pesquisas, os alunos fizeram um relatório em formato de vídeo”, ressalta Lepre.
 

LEIA TAMBÉM
Prefeito Ed Thomas grava podcast com alunos da Toledo Prudente
O impacto das novas tecnologias na educação jurídica

 

A aluna Allana Di Fellice conta que o trabalho, realizado por todos os alunos do 3º termo de Marketing e Publicidade da Toledo Prudente, foi baseado no estudo da economia local. “Dentro desse tema trabalhamos, inicialmente, com o olhar referente ao passado e presente. Então, por meio de ferramentas e estudos, traçamos tendências que irão impactar o ramo alimentício nos próximos anos”, aponta. 

 

Por meio das análises, o grupo de alunos passou a repercutir todo o mercado alimentício regional, abordando, inclusive, dietas veganas e vegetarianas, reeducação alimentar, serviços de delivery, consumo indulgente, fast food e industrializados. “Percorremos o ciclo de vida de cada um desses caminhos, para o surgimento das previsões futuras, sendo possível entender melhor como pensa e age a população perante a isso”. 

 

Juntos, os alunos do 3º termo de Marketing e Publicidade da Toledo Prudente, além de realizarem pesquisas para indicar o comportamento das pessoas, também abordaram a evolução das indústrias alimentícias nos próximos anos, relatando o resultado obtido em um relatório por meio de vídeo.


VEJA O VÍDEO
 

“Entre os pontos mais interessantes, percebemos que as dietas estão avançando e ganhando outros significados. Elas não são mais representadas como dor ou dificuldade para a busca do emagrecimento, mas, sim, como reeducação alimentar e estilo de vida, trazendo satisfação a quem as seguem. Ou seja, se até um conceito como a palavra dieta é capaz de mudar, imagina o mercado de modo geral”, reflete a aluna. 

 

Impacto das pesquisas de tendências no mercado

 

Esse tipo de pesquisa é fundamental e extremamente importante na rotina do profissional de Marketing, já que entre suas principais funções, está a de entender a necessidade do mercado, visando satisfazê-la de uma forma que entregue valor e faça sentido ao consumidor. 

 

Com vasta experiência profissional no ramo industrial, atuando na indústria de alimentos Wilson, a professora dos cursos de Marketing e Marketing e Publicidade, da Toledo Prudente, Letícia Souza, aponta a necessidade de se estar sempre atento e preparado aos acontecimentos de oferta e consumo. 

 

“Esses estudos, pesquisas e previsões, reforçam a necessidade das empresas de estarem sempre trazendo o olhar ‘de fora pra dentro’. Por isso, é importante uma equipe ou profissional que saiba observar as movimentações que acontecem na sociedade, interpretar e trazer isso em melhorias para produtos ou serviços e até mesmo inovações”, aponta. 

Ainda de acordo com a professora, o cenário atual tem reafirmado o quão necessário é o profissional de Marketing para garantir o sucesso das empresas, seja de porte pequeno, médio ou grande. “Antes, quando falávamos de tendências, parecia algo bem distante e a longo prazo. Há mapeamentos do setor que contemplavam um período de 10 anos e, hoje, sabemos que a velocidade das mudanças é cada vez maior, então exige que esse ‘radar’ esteja ligado com mais frequência”, finaliza Letícia. 

Participaram das pesquisas e do vídeo relatório os alunos de Marketing e Publicidade: 

- Allana Di Felice 

- Ana Beatriz Ribas 

- Athos Torres 

- Eduardo Augusto 

-  Erika Yokota 

- Felipe Callegari 

- Guilherme Guimarães 

- Gustavo Dellatorre  

- Higor Santos 

- Karina Isejima 

- Larissa Correa 

- Lucas Otiai 

- Mateus Castro 

- Otávio Minoru 

- Rafael Leite 

- Vitor Quinhoneiro