EMPREENDEDORISMO

Na contramão da pandemia, aluna da Toledo Prudente transforma projeto de aula em negócio próprio

Luana Miranda aproveitou as aulas do curso de Administração e criou seu ateliê Lu For You.

Mariane Peres

17/05/2021

O empreendedorismo faz parte do cotidiano dos alunos da Toledo Prudente e entre os muitos exemplos práticos, está a estudante do 7º termo de Administração, Luana Sieplin Miranda. Ela, que sempre teve aptidão para artesanato, corte e costura, aproveitou uma das aulas do curso para tirar a ideia de empreender do papel e abrir sua própria empresa: o ateliê “Lu For You”. 


Uma máquina de costura herdada de sua avó e o incentivo dos professores marcam o início da realização do sonho. “Antes do início da pandemia eu comecei a fazer os scrunchies, que são as xuxinhas de cabelo, na máquina de costura. A maioria das pessoas sempre elogiava os modelos e cores que eu usava”, lembra ela.  

Com foco no mercado de trabalho e empreendedorismo, a Toledo Prudente sempre desenvolve durante as aulas projetos multidisciplinares com empresas reais, assim como a criação de negócios próprios de seus alunos. E foi com esse “empurrão” que Luana decidiu empreender. “Minha amiga de sala, a Vitória Trevisan, sempre me apoiou e me deu a maior força nas aulas, foi então que resolvi, realmente, criar a minha empresa”.  


LEIA TAMBÉM
Toledo Prudente: 60 anos transformando histórias
Juliana Ishida, de Engenharia de Produção, faz intercâmbio em Portugal

Por ser completo, Luana pôde aplicar várias disciplinas do curso de Administração em seu negócio, como: Estatística e Análise de Dados, Marketing Management, Gestão de Custos e Formação de Preços, Gestão de Projetos, entre outras.

 

No início, em 2019, Luana, que é de Presidente Prudente, criou a marca “Lu For You” totalmente sozinha. Ela mesmo criava, costurava e alimentava as redes sociais da empresa para comercializar seus itens. Entretanto, ela queria mais para si mesma. “Meus pais me deram uma nova máquina de costura e, na mesma época, minha mãe comprou uma para ela fazer bordados, eu enlouqueci e decidi ampliar minhas criações”, conta aos risos.  

Com o aumento na demanda, junto a todo conhecimento obtido na graduação durante as aulas com foco em negócios, a aluna do Centro Universitário fez parceria com uma casa de costura, passando a ter uma equipe em seu negócio. “As pessoas passaram a querer mais do que só amarradores de cabelo. Eu encontrei uma casa de costura, onde eu levava minhas peças e ideias, eles me ajudavam e eu também contribuía com minhas criações. Assim, comecei a desenvolver mais peças, como saídas de praia, pijamas, moletons, blusas, máscaras entre outras”. 

Ela ressalta que, durante a pandemia, passou a repensar muitas coisas, buscando sempre criar coleções no estilo “homewear”, mas também, peças para serem usadas de forma mais elegante, como camisolas com bordados. 

Luana ressalta que, em cada disciplina desenvolvida nas aulas do curso de Administração da Toledo Prudente, ela tem aplicado o conteúdo em sua empresa, para fortalece-la ainda mais. E foi em Análise de Swot, que é a identificação de pontos fracos e fortes, que ela percebeu que precisava de uma ajuda extra para expandir suas vendas.

“Além de criar um site, para facilitar as vendas e atendimento aos clientes, eu percebi que ter alguém que também cursasse Administração seria muito importante, foi então que minha amiga Juliana Fernandes, que é da minha sala, passou a me auxiliar em tudo, desde criação até em aplicação de botões”. 

De olho no mercado

 

Diante do avanço tecnológico, as empresas – de pequeno, médio e grande porte – estão sofrendo inúmeras transformações, por isso, é necessário estar preparado para exercer as funções de planejamento, organização, direção e gestão. Além das disciplinas que oferecem todo esse conhecimento, o curso de Administração da Toledo Prudente se diferencia por ir além, com projetos impactantes que solidificam a carreira e o empreendimento do próprio aluno, diante às competitividades do mercado, como exemplo: o Crowdfunding Social, Escalada Empreendedora, Business Solution e My Startup.

Os estudantes contam também com as Trilhas da Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (TIE), um coworking dentro da faculdade.

Toda essa base e ensino de excelência, fez a aluna alçar voos maiores. Neste ano, Luana abriu o próprio ateliê para melhor organizar seus tecidos, criações e produções. “Olhando ao longo desse período, eu percebo como houve uma grande evolução na minha empresa. A Toledo Prudente tem me ajudado muito, pois nesses dois anos, eu consegui expandir meus negócios, mesmo com os contratempos da pandemia. Por meio de todo conhecimento da faculdade eu pude conciliar ideias, criações e plano de negócio. Inclusive, agradeço a todos os professores que possibilitaram que meus projetos e trabalhos pudessem envolver a minha marca, fortalecendo-a a cada dia”, conclui.