SEMESTRE AGITADO

Tecnologia dos Alimentos está entre as novas disciplinas da Gastronomia da Toledo Prudente

Alunos aprenderão, na teoria e na prática, processos e fermentação desde embutidos a cervejas artesanais.

Mariane Peres

28/04/2021

Novidade e inovação estão entre os diferenciais da Gastronomia da Toledo Prudente. Além de uma ampla e moderna estrutura, o curso conta ainda com novas disciplinas focadas nas tendências do mercado gastronômico, como exemplo, Tecnologia dos Alimentos, que teve início nesta semana. Os alunos terão acesso a todo conteúdo e prática sobre processos, fermentação e fabricação, desde embutidos a cervejas artesanais. 

 

A disciplina é ministrada pelo novo professor do Centro Universitário, o Chef Paulo Fernandes (FOTO 1), que também será responsável pelo conteúdo de Bebidas e Harmonização. Com vasta experiência profissional, ele, que é especialista em Enogastronomia e Tecnologia em Gastronomia, é barista master, sommelier e embaixador da carne bovina da Raça Araguaia.  

Conforme a coordenadora do curso, Cecília Prates de Freitas, a Toledo Prudente tem a preocupação em oferecer um conteúdo diversificado a seus futuros chefs para que eles estejam aptos para atuar com diferentes alimentos e iguarias.  


LEIA TAMBÉM
Toledo Prudente continua entre as melhores do Brasil
Alunos criam podcast voltado a finanças por meio de grupo de estudos

“O objetivo é que os alunos possam reproduzir todos os conhecimentos obtidos em sala de aula na prática. Para isso, eles aprendem desde a história do alimento, do prato e da culinária na qual estão inseridos, assim como o preparo. Essa bagagem completa está entre os diferenciais do curso para formar profissionais qualificados”, explica.  

 

O foco da disciplina de Tecnologia dos Alimentos, ainda segundo Cecília, é proporcionar conhecimento sobre a essência e processamento do alimento. “Eles aprenderão sobre o preparo de geleias, embutidos, assim como a produção de cervejas artesanais. Inclusive, terão aulas práticas sobre como elabora-las. Além, é claro, da parte teórica, como o uso de ingredientes e processos de fermentação”, pontua.  

Os alunos da Toledo Prudente ainda terão mais uma qualificação no currículo: Bebidas e Harmonização. Esta disciplina trará conhecimentos específicos sobre bebidas que melhores combinam com pratos específicos, assim como a Enogastronomia, que aborda as características dos vinhos para serem servidos com cada tipo de prato.  

“Eles conhecerão a origem das bebidas, seus principais locais de consumo, assim como terroir no caso dos vinhos. Também será abordado um tema muito moderno que são as cachaças, seus sabores e combinações”, pontua a coordenadora.  

O aluno do curso de Gastronomia da Toledo Prudente, Mauro Araujo, conta estar animado com as novas disciplinas. “A expectativa e ansiedade estão muito grandes, principalmente com Bebidas e Harmonização. Eu adoro vinhos e sempre gostei muito de trabalhar com drinks, inclusive, entre as minhas criações por meio das aulas está o pudim de cerveja”, pontua.  

Cozinha Internacional

E as novidades não param quando se trata do curso de Gastronomia da Toledo Prudente. Por meio da disciplina Cozinha Internacional, ministrada pelo Chef Ulisses Dias, haverá a introdução da “comida mediterrânea” ainda neste semestre, na qual eles poderão conhecer pratos originários dessa cultura, e também os ingredientes típicos utilizados. 

 

“Receitas árabes, libanesas e marroquinas, muitas vezes, são abrasileiradas. Nessa matéria, eles poderão conhecer iguarias e as receitas originais, aprendendo mais sobre o sabor de cada cultura, assim como, novos ingredientes, os quais são comuns nesses países”, finaliza Cecília.