PROFISSÃO ESSENCIAL

Pós-Covid: futuros fisioterapeutas são preparados para atuar em reabilitação de sequelas

Fisioterapia da Toledo Prudente capacita alunos para patologias já existentes, assim como síndromes desencadeadas por novos tipos de vírus.

Mariane Peres

03/05/2021

Cada vez mais em evidência, a Fisioterapia está entre as áreas de destaque na Saúde. Nos últimos tempos, ficou ainda mais clara a importância desse profissional, seja como parte da equipe de atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ou na pós-internação, para garantir o sucesso no tratamento dos pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Atenta a isso, a Toledo Prudente está preparando seus futuros fisioterapeutas para atenderem não apenas as patologias já existentes, mas também as que possam ser desencadeadas por novos tipos de vírus.

Dados do Ministério da Saúde mostram que mesmo após a cura da Covid-19, cerca de 40% dos doentes continuam com algum tipo de sintoma ou desenvolvem novos problemas ligados à doença.

Conforme a coordenadora do curso de Fisioterapia da Toledo Prudente, Susimary Padula, há pacientes que chegam a perder cerca de 50% dos movimentos devido ao longo período de internação, além de também terem a necessidade de, ao mesmo tempo, tratarem os transtornos respiratórios.

Alunos criam podcast voltado a finanças por meio de grupo de estudos

Ensino remoto aproxima alunos da Toledo Prudente de profissionais renomados de diversas áreas

“A Fisioterapia sempre teve como objetivo a prevenção e reabilitação de sequelas em pacientes com traumas e patologias pré-estabelecidas. Com a chegada da Covid-19, nosso trabalho foi intensificado pois essa doença gera transtornos respiratórios e neuromusculares”, explica.

E para preparar os futuros fisioterapeutas do Centro Universitário para tais demandas, já no início do curso, os alunos tiveram acesso a palestras, webinares, entre outras atividades referentes às patologias que atingem os pacientes no pré e pós-Covid-19.

“Entre as nossas ações no curso, teremos muitas disciplinas práticas, assim como o “Manual de Estrutura” específico para tratar o coronavírus. A Fisioterapia é muito importante, não apenas agora na pandemia, mas sim em todas áreas de habilitação e reabilitação, como o desenvolvimento de crianças, sequelas neurológicas, traumas, alongamentos posturais, entre outras. Por ser uma profissão abrangente e com um mercado aquecido, formaremos profissionais aptos e qualificados para atuar em qualquer segmento que desejarem”, pontua.

Por meio do manual, os alunos poderão ter um contato ainda maior com os problemas acarretados pela Covid-19, sendo instruídos sobre como auxiliar os pacientes em tratamentos multidisciplinares e específicos, voltado às áreas respiratória, neurológica, muscular e monitora.

A professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário, Alessandra Mantovani Fabri, ressalta esta importância em apresentar estudos e disciplinas voltadas ao coronavírus devido aos desdobramentos que a doença possui. “Há a síndrome pós-Covid-19, que acomete os pacientes que se curaram do vírus, mas apresentam sequelas. Cada grau de comprometimento da doença tem demandado uma atuação específica do fisioterapeuta, que variam de quadros leves e moderados, até os mais severos”, pontua.

Normalmente, as principais áreas atingidas são: respiratória, circulatória e neurológica. “É importante ter disciplinas e práticas voltadas a esse vírus, pois a síndrome pós-Covid-19 pode perdurar, por isso, é necessário que os futuros profissionais estejam preparados, como exemplo, tendo contato com fisioterapeutas da linha frente por meio de palestras e lives, o que também temos proporcionado nas aulas”, conclui.

O curso de Fisioterapia da Toledo Prudente visa proporcionar aos alunos uma grade curricular atualizada e vivência prática. Dessa forma, os futuros fisioterapeutas serão aptos para atuar em clínicas, hospitais, linhas de frente de combate a doenças, SPAs, empresas, terapia preventiva e até mesmo abrir o próprio negócio.