HISTÓRIA JURÍDICA

Por meio da tecnologia, alunos de Direito da Toledo Prudente visitam o Museu do TJSP

Visita telepresencial contou os estudantes do primeiro termo do curso, junto ao professor João Gindro e ao coordenador, Dr. Sérgio Tibiriçá.

Mariane Peres

08/04/2021

A tecnologia tem possibilitado aos alunos, mesmo diante da pandemia da Covid-19, muitas vivências e experiências práticas com suas futuras carreiras. Entre os muitos exemplos de atividades virtuais de extrema relevância proporcionadas pela Toledo Prudente aos estudantes, está a visita telepresencial dos alunos do primeiro termo de Direito ao Museu do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na capital paulista.

Sob a supervisão do professor, João Pedro Gindro, junto ao coordenador do curso, Dr. Sérgio Tibiriçá, os estudantes puderam ter acesso ao acervo múltiplo do museu de forma online, conhecendo a memória do judiciário paulista e nacional, como também da história tupiniquim. Entre as diversas peças, estão: móveis, processos, documentos, vestimentas, quadros históricos e bens arquitetônicos.

Conforme a aluna da Toledo Prudente, Maria Cecilia Camargo Barbosa (FOTO 2), todo o “conteúdo obtido superou suas expectativas, sendo de suma importância para sua formação acadêmica”. “Foi uma experiência muito gratificante e, com certeza, me fez observar mais uma vez que estou na profissão certa. Agradeço à Toledo Prudente também por ser uma grande intermediadora e fonte de conhecimento, pois sem ela, não teríamos tantas oportunidades”, ressalta.

LEIA TAMBÉM
De olho no mercado de trabalho, alunos da Toledo Prudente cursam duas graduações ao mesmo tempo
Motivados pelas Trilhas TIE, professor e aluna têm projetos submetidos no Programa Catalisa

Ainda segundo a discente, os componentes ecléticos do acervo lhe despertaram muito interesse. “Toda a história do museu e todo o contexto no qual o mesmo está inserido chamaram a minha atenção. Além de toda arquitetura e objetos que mostram o quanto nossa preservação pela cultura é rica”, pontua.

Segundo o professor do Centro Universitário, João Pedro Gindro, a atividade, que foi realizada nesta quinta-feira (8), visa contribuir com a bagagem acadêmica dos estudantes. Participaram as turmas do período diurno e noturno. "Mesmo num momento pandémico e de isolamento, a Toledo Prudente  oportunizou aos alunos a experiência do Direito para além das salas de aula, para que pudessem conhecer a história do Poder Judiciário brasileiro e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o maior Tribunal de nosso país, e que, sem dúvidas, fará parte da vida prática dos alunos quando formados", explica.

De acordo com o escrevente coordenador do TJSP, Bruno Bettine de Almeida, o Museu institucional, que foi criado em 1994, proporciona a vivência com o Direito, além de possibilitar um conteúdo que vai além das disciplinas. "O objetivo do Museu é, também, “preservar para as novas gerações a história, assim como objetos ligados à evolução do Poder Judiciário paulista, sem esquecer os eminentes vultos do passado que marcaram época, desde a implantação do Tribunal da Relação, em fevereiro de 1874, na então Província de São Paulo”.

Objetos mais populares no Museu do TJSP

São muitos os itens marcantes que guardam a história jurídica no Museu do TJSP. Mas, há aqueles que chama mais atenção, tanto pela idade histórica, quanto seu simbolismo. Conheça alguns dos itens mais populares:

A vara de juiz ordinário era um símbolo da autoridade do magistrado eleito pelo povo, que devia trazê-la obrigatoriamente quando andasse pela Vila, em serviço, a pé ou a cavalo, sob pena de quinhentos réis de multa por cada vez que - sem ela - fosse achado (Código Filipino, livro I, título LXV,I). A peça, com 1,72 metros de altura, é uma das únicas existentes no Estado de São Paulo. Atualmente, o vocábulo “vara” passou a designar a unidade de jurisdição civil ou criminal.

Têmis - Símbolo da Justiça A figura de mulher, na mitologia grega, que representa a Justiça, chama-se Têmis, filha de Urano (Céu) e de Gaia (Terra). A espada que ela exibe, e aparece nas gravuras, representa a força de suas deliberações, e a balança, que também se vê nas representações, significa o bom senso e o equilíbrio, além da ponderação.

Vestes Talares – A Toga do Magistrado é vista mais do que um distintivo, é um símbolo. Utilizada por juízes, o museu possui peças históricas.

Serviço: mais informações sobre a história do Museu do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e seu acervo podem ser obtidas clicando aqui