EMPREENDEDORISMO

Motivados pelas Trilhas TIE, professor e aluna têm projetos submetidos no Programa Catalisa

Seleção, promovida pelo Sebrae, escolheu os melhores trabalhos a nível Brasil

Mariane Peres

07/04/2021

As Trilhas TIE (Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo), da Toledo Prudente, têm feito a diferença na vida acadêmica e profissional de alunos e professores. Motivados pela pesquisa voltada ao empreendedorismo, o professor e mentor do TIE, Alisson Fernando do Carmo, e a aluna do 7º termo de Engenharia Civil do Centro Universitário, Nariane Ribeiro do Carmo, tiveram projetos submetidos no Programa Catalisa, do Sebrae. A seleção ocorreu a nível Brasil. 

O objetivo do programa é acelerar o processo de inovação em empresas, governos, academias e sociedade, ampliando as trocas de conhecimento de modo digital, democrático e escalável. Para isso, são colocados em prática os princípios da inovação aberta, conectando players do ecossistema de inovação brasileiro. 

O docente apresentou o trabalho com o tema “Automatização do monitoramento ambiental e de recursos hídricos com alta-resolução espacial, temporal e espectral, integrando sensores de baixo custo embarcados em drone e satélite”. Já Nariane obteve submissão ao título “O uso de geotecnologias para monitoramento de parâmetros da qualidade da água em tanques de piscicultura e otimização da produção”. 

LEIA TAMBÉM
Internacionalização virtual é oportunidade de alunos e professores ampliarem networking profissional
"O Brasil precisa de contadores", afirma presidente do Sindicato


Conforme a aluna da Toledo Prudente, Nariane, que também é engenheira ambiental, doutora em Ciências Cartográficas com pós-doutorado em Sensoriamento Remoto, a proposta dos projetos, ambos focados em tecnologia e meio ambiente, é possibilitar soluções estratégicas e inovadoras aos usuários.  

“A ideia é otimizar e subsidiar tecnicamente as tomadas de decisões de empresas que precisem fazer o gerenciamento de seus recursos, focado, principalmente, na questão ambiental. Isso porque, muitas vezes, o monitoramento de dados é feito de forma rudimentar, o que demanda mais tempo”. 

O professor explica que, após a submissão dos projetos, eles receberão uma capacitação pelo período de dois meses por meio do Sebrae. “Após esse período, será aberto um novo edital para submeter projetos a serem selecionados para receber fomentação financeira”, explica.  

Conforme o professor, ambos os projetos seguiram a mesma linha utilizada durante às aulas no TIE, com foco em “Aprender a Empreender”. “As Trilhas TIE vêm como motivação, pois com nossos alunos atuamos em buscar soluções inovadoras, com uso da tecnologia. Dessa forma, incentivamos a transformar os projetos em negócios e empreender, levando inovação ao mercado, que foi o que fizemos”, finaliza.

Após o período de capacitação de dois meses, a dupla concorrerá a um novo edital do Programa Catalisa, o qual os selecionados receberão aporte financeiro para o projeto.  


Serviço: O TIE e
as Trilhas do Conhecimento fazem parte do projeto Toledo 4.0 Prudente e consiste na mudança de cultura organizacional que se baseia nas frentes tecnologia, inovação e empreendedorismo.