EAD é opção para quem busca flexibilidade

Modalidade tem ganhado adeptos que buscam conciliar a rotina de estudos e trabalho.

Laís Ernesto

23/04/2021

Com o avanço da tecnologia e, especialmente da internet, a Educação a Distância (EAD) deu um salto nos últimos anos, ganhando muitos adeptos. Dados do Censo da Educação Superior, divulgados em 2020 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que o número de estudantes da modalidade no Brasil ultrapassa o 1,5 milhão. Há 10 anos, a quantidade de alunos era bem menor, 330 mil.

Em comparativo com o ensino superior presencial, o censo confirma que a quantidade de alunos matriculados em cursos a distância aumentou significativamente. Em 2009, o número de estudantes da EAD era de 332.469 e em 2019, 1.592.184. Já os cursos presenciais, registraram 1.732.613 alunos em 2009 e 2.041.136 em 2019.

Em Presidente Prudente, a realidade não é diferente. Em sete anos, a quantidade de estudantes da EAD cresceu 515,84%. Para se ter uma ideia, em 2012, a cidade contava com 870 alunos na modalidade, já em 2019, o número saltou para 1.749.

Rotina de trabalho e estudo

A oportunidade de flexibilizar os horários de estudos e conciliar com a rotina de trabalho e social fez com que muitos estudantes optassem pela modalidade. Muitos, buscam na educação a distância a oportunidade de conquistar um diploma do ensino superior, conciliando com o dia a dia.

Gabriela Gastardi, aluna do 3º termo do curso de Ciências Contábeis EAD da Toledo Prudente confirma que a oportunidade de organizar o tempo de estudos foi um quesito que a ajudou a decidir pela EAD. A estudante trabalha como auxiliar administrativa na Glencane Bioenergia S.A., uma multinacional.

“Conciliar trabalho e estudos não é algo muito fácil. Mas essa comodidade que a EAD proporciona, tem me poupado tempo e energia. Além disso, eu mesma posso estabelecer meus próprios horários para assistir às aulas. Então, posso me formar no curso que eu quero, ganhar meu certificado, e tudo isso, sem precisar sair de casa para estudar”, salienta Gabriela.

A auxiliar administrativa conta que a formação em um curso superior, pela modalidade EAD, pode contribuir com seu crescimento profissional dentro da empresa. “Comecei como aprendiz, no setor da controladoria, direcionada para a área fiscal. Desde então, gostei muito do que fazia e tinha o objetivo de continuar ali. Por isso, achei que fazer um curso superior poderia me ajudar. Após o término do contrato, fui efetivada”, conta.

Acessibilidade na pandemia

Sem ter que estar presente em uma sala de aula, a EAD ganhou ainda mais destaque com o surgimento da pandemia de Covid-19.

Thais Garcia Paes é professora de inglês e coordenadora em uma escola de idiomas. Por conta do cargo de gerência na instituição, a profissional decidiu fazer um curso de Administração a distância.