MERCADO AQUECIDO

“O Brasil precisa de contadores”, afirma presidente do Sindicato

Área contábil está presente nos setores público e privado; Toledo Prudente oferece o melhor curso da região, com aprovação acima da média nacional do CFC.

Mariane Peres

23/03/2021

Cada vez mais necessário, o profissional contábil torna as empresas e negócios ainda mais produtivos e estratégicos, isso devido à necessidade de atuar com transparência em relação aos tributos e recursos financeiros. Seja no setor público ou privado, o profissional formado em Ciências Contábeis pode atuar como consultor, analista, gestor, auditor, perito, entre outros cargos. 
 

Mesmo diante das diversas restrições devido à pandemia da Covid-19, o mercado de trabalho para área se manteve aquecido, pois para abertura e encerramento de empresas, escrituração fiscal, planejamento tributário, assessoria financeira, e mais diversas competências fazem parte do leque de funções desse setor.  

Conforme o novo presidente do Sindicato dos Contabilistas de Presidente Prudente, Sérgio Itio Turuta, profissionais capacitados para trabalhar neste setor são de suma importância no Brasil.   

LEIA TAMBÉM
Veja as principais curiosidades da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física
Museu de Medicina Legal da Toledo Prudente é referência em estudos de criminologia

“O país vive um momento no qual necessita de muita transparência, em tudo. O contador tem papel fundamental quanto isso nos números de entidades públicas e privadas, estando em suas mãos contribuir diretamente para que os resultados destas instituições cheguem aos usuários de forma clara e precisa”, explica.  

Ele ainda ressalta que, a exemplo da pandemia, mesmo com muitos estados mantendo horários reduzidos nos comércios, ainda assim, as empresas seguem com seus compromissos fiscais. “O governo não suspendeu impostos, folhas de pagamento, entre outros. Por isso, os profissionais contábeis continuam com o envio de guias, parcelamentos, medidas de jornada de trabalho, holerites, dentre outras atividades”.  

E para aqueles que buscam por uma profissão em ascensão, como é a área de Ciências Contábeis, mas têm receio por conta das disciplinas de exatas, Turuta explica que as atividades do contador se sobressaem a cálculos.   

“Apesar de ter alguns cálculos, tratam-se de operações básicas. O papel do contador vai muito além, pois, atualmente, ele é muitas vezes o único conselheiro de empresas de pequeno e médio porte, portanto, ficará diante de situações de interpretação de leis, necessidade de se comunicar com os usuários da contabilidade e lidar com conflitos”, pontua.  

Voltado às necessidades do mercado de trabalho, o curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente se destaca devido aos altos níveis de aprovação no Exame Nacional de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), superando o número no país. Em 2018 foram aprovados 69,23% de egressos do Centro Universitário, enquanto a média no Brasil foi de 30,16%.  

Outro diferencial deste curso são os projetos integradores, que proporcionam aos alunos vivência prática com empresas reais, ainda no início da graduação.  

Serviço: entre as diversas possibilidades de atuação da área contábil estão alguns exemplos, como: contador, analista financeiro, perícia contábil, consultor, auditor, gerente financeiro, controller, desenvolvimento das áreas trabalhista e previdenciária, e outros. Para mais informações sobre o curso, clique aqui