ATUAL

Por que o contador nunca será substituído?

Ciências Contábeis mostra-se cada vez mais necessária; graduação é a porta de entrada para oportunidades na área dominada por jovens.

Bárbara Munhoz

30/12/2021

Pare e reflita: gerenciar bens patrimoniais de uma empresa é algo importante? Se a sua resposta foi “sim”, saiba que é mesmo. O responsável por essa função é o contador. É ele quem avalia o progresso das organizações, por meio da análise de lucros e despesas inerentes a elas.

Segundo dados do Mapa de Empresas, painel do Governo Federal, existem 19,2 milhões de empresas em atividade no Brasil. Dessas, 317 mil foram abertas apenas em novembro deste ano.

Levando em consideração o perfil jovem e determinado do empreendedor brasileiro, demonstrado em pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as oportunidades de carreira para contadores são infinitas, pois, se há preocupação com o progresso das empresas por parte de seus fundadores, há a necessidade de contratação de profissionais aptos a resguardarem os bens patrimoniais dessas instituições.

Gosta de vídeo? Então clique aqui!

Com olhar sempre voltado à mitigação de riscos, o profissional de ciências contábeis tem papel fundamental na elaboração de estratégias que visem a redução de cargas tributárias e melhorem o controle financeiro de empresas, para que se mantenham em posição favorável às demais.

Além disso, é um profissional indispensável à manutenção da saúde financeira das instituições, cuja permanência no mercado de trabalho depende do pagamento de impostos. Nesse sentido, o contador atua na área financeira, tributária, econômica e patrimonial, podendo tanto assessorar empresas quanto fazer parte do quadro de funcionários das mesmas.

Quero fazer o Vestibular!

Essa flexibilidade permite que vagas estejam sempre à disposição dos profissionais de ciências contábeis, sejam em escritórios de contabilidade, ambientes corporativos e até mesmo de maneira autônoma, desde possuam especialização na área. Seu olhar jovem e dinâmico favorece ainda mais a conquista desses postos!

Um pouco de história

É fato que a contabilidade é uma ciência milenar. Alguns registros conferem aos povos semitas, que habitavam o Oriente Médio, o pioneirismo na fiscalização de cada transação de venda ou troca de bens entre comerciantes da época.

Mas foi na Babilônia que as cobranças de impostos aconteciam, por meio de registros escritos. No Egito, em 2.000 a.C., a contabilidade também era utilizada para administrar transações do governo.

Tantas datas longevas podem gerar a ideia equivocada de que a profissão está ultrapassada. Não é o que demonstra o Guia Salarial da Robert Half, que apresentou as tendências para o mercado de trabalho em 2022. Dentre as carreiras em alta, destacam-se as da área de Finanças e Contabilidade, além da Financeira. Oportunidades que merecem ser aproveitadas por profissionais qualificados.