CONQUISTA

Número de mulheres na Engenharia Civil cresce a cada dia

Os indicadores mostram que há uma presença feminina maior tanto no mercado de trabalho quanto nos cursos de graduação.

Paulo Sereguetti

27/12/2021

Se você é uma pessoa atenta, já sabe: “Lugar de mulher é onde ela quiser”. Somando os desafios profissionais, a habilidade para gerenciamento, de projetos e equipes, e as crescentes oportunidades de mercado, a Engenharia Civil tem atraído cada vez mais olhares femininos.

Dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) apontam que o número de mulheres engenheiras registradas aumentou 42%, em 2019.

Para Cristiane Aquino Cabriote Bernardo (Foto 1), Chefe de Equipe da Unidade de Gestão e Inspetoria do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), em Presidente Prudente, os indicadores mostram que há uma presença feminina maior tanto no mercado de trabalho quanto nos cursos de graduação.

Quero fazer o Vestibular!

Gosta de vídeo? Então clique aqui!

“É uma resposta das mulheres em busca de igualdade de gênero e igualdade salarial, além de ser uma inspiração para jovens estudantes. Estamos ocupando espaços importantes e chegando a cargos que não imaginávamos alcançar. Isso é o que chamamos de futuro”, disse Cristiane.

O Crea-SP implementou, neste ano, o Comitê Gestor do Programa Mulher, um compromisso com o empoderamento das mulheres a fim de promover a igualdade de gênero e elaborar políticas de incentivo para as mulheres. Inclusive, o Crea-SP lançou, também este ano, a Cartilha Programa Mulher, que auxilia na atuação e articulação com as entidades de classe, associações e instituições de ensino, para aumentar a porcentagem de mulheres dentro do sistema. O conteúdo está disponível neste link.

“Estamos quebrando essas barreiras, mas o preconceito ainda acontece nos ambientes de trabalho. Nós precisamos fomentar esse debate nas escolas, empresas, instituições e levar para o público externo”, finalizou Cristiane.

Com muita consciência e atitude, quem inicia os passos na Engenharia Civil é Ana Carolina Verdeiro (foto 2), 20. Ela está matriculada no curso e que conta que a escolha se deu pelos desafios diários que consegue superar.

“Muitas vezes, acontece de ter aquele tabu de ‘mulher em obra’, mas, também há pessoas que apoiam e ajudam a existirem mais de nós neste setor”, contou.

Quero fazer Engenharia Civil

Diferenciais

Aulas práticas, laboratório equipados, visitas técnicas e professores com titulação e muita experiência profissional, assim é o curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente. Avaliado pelo MEC (Ministério da Educação) o curso recebeu notas máximas, o que comprova a excelência do ensino do Centro Universitário.

Serviço: quer mais informações sobre os cursos de graduação da Toledo Prudente? Entre em contato por meio do WhatsApp!

Vestibular com inscrições abertas!