BEM-ESTAR

Estética e Cosmética: mercado necessita de mais profissionais

Para além de cuidados com a beleza, área tem se mostrado essencial à manutenção do bem-estar físico e emocional.

Bárbara Munhoz

28/12/2021

Em salões de beleza, clínicas especializadas, SPAS, centros médicos e hotéis, você certamente já se deparou com profissionais atuando no ramo da estética e cosmética. Sua presença em espaços destinados ao cuidado com a saúde e o bem-estar reflete o contexto promissor do mercado que, entre 2014 e 2019, viu o número de profissionais da área saltar de 72 mil para mais de 480 mil. 


Os dados, da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), revelaram, ainda, um crescimento de 567% no setor, fomentando a atuação dos especialistas responsáveis por prevenir doenças, proporcionar bem-estar, fortalecer a autoestima e promover a inserção social por meio dos serviços oferecidos. 


Essa realidade explica o motivo pelo qual o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial em consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Cada vez mais, a população está preocupada com sua imagem e seu bem-estar. Dado esse cenário, a busca por profissionalização na área representa um passo à frente no quesito salarial.


Quero fazer o Vestibular!


Gosta de vídeo? Então clique aqui!


A 3ª edição da Pesquisa de Empregabilidade do Brasil, realizada pelo Instituto Semesp e a Symplicity, aponta um crescimento real de 135% na média salarial bruta entre egressos que estão trabalhando e que já trabalhavam antes de concluir a graduação. Durante a faculdade, apenas 2,9% deles recebiam renda mensal acima de R$ 5 mil, percentual que, após o término do curso, soma 26%. 


Crescimento observado também na migração entre faixas salarias. Entre os que recebiam, mensalmente, até R$ 1 mil antes de concluírem o Ensino Superior, 91,4% apresentaram rendimento em faixa de renda superior a esse valor.


Estatísticas que denotam a importância de investir em um curso de graduação, especialmente Estética e Cosmética: a porta de entrada para um mercado de trabalho em ascensão.

 

Diploma em mãos! 


Você sabia que a profissão de esteticista e cosmetólogo, bem como técnico em estética, é regulamentada por Lei desde 2018? Para além da necessidade de especialistas qualificados, aptos a suprir às demandas do setor, a conquista representa o cuidado de novos talentos com seu futuro profissional. 


Para a aluna do 4º termo de Estética e Cosmética da Toledo Prudente, Tiffany Correia (foto 2), a decisão de ingressar na faculdade, mesmo após a conclusão de um curso técnico na área, foi tomada visando o progresso na carreira e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho em diversos segmentos. 


“A principal razão pela qual eu escolhi cursar Estética e Cosmética foi a chance de fazer uma pós-graduação e me especializar na área, após o término do curso. A faculdade me proporcionou inúmeros conhecimentos”, afirma a estudante de 22 anos. 


Quero conhecer mais sobre o curso!


Hoje, trabalhando com estética facial e corporal, Tiffany ressalta que o Centro Universitário foi crucial para sua formação acadêmica e profissional. “A Toledo Prudente me deu a chance de crescer na carreira profissional, ao lado de professores capacitados”, observa. 


O terreno fértil para atuação de esteticistas e cosmetólogos vai desde cuidado com a pele até aplicação de cosméticos, tratamento de olheiras, massagens modeladoras, rejuvenescimento facial e corporal, dentre outras áreas. Além disso, vale destacar sua presença em equipes multidisciplinares, formadas por nutricionistas, fisioterapeutas, dermatologistas e outros profissionais.

 

Diferenciais


A graduação de tecnólogo em Estética e Cosmética da Toledo Prudente tem duração de dois anos e acontece no período noturno. 


Dentre as disciplinas contempladas no curso, destacam-se Anatomia Geral, Estética Corporal e Avaliação em Estética, Drenagem Linfática, Estética Capilar e Técnicas de Depilação, Visagismo e Maquiagem. 


Inicie em 2022 o sonho de ser um esteticista e cosmetólogo com a Toledo Prudente, há mais de cinco décadas ofertando ensino de qualidade, pautado nas necessidades do mercado de trabalho.


Serviço: quer mais informações sobre os cursos de graduação da Toledo Prudente? Entre em contato por meio do WhatsApp!


Vestibular com inscrições abertas!


Quero fazer Estética e Cosmética na Toledo Prudente!