DIVERSIDADE

Atuação do fisioterapeuta vai muito além do que você imagina!

Apontada como “profissão do futuro” em relatório internacional, especialidade mostrou-se essencial em setores gerais e específicos.

Bárbara Munhoz

17/12/2021

Carreira em evidência, a fisioterapia soma mais de 80 mil profissionais no Estado de São Paulo, de acordo com dados do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-3). Mas você já se perguntou por que tantas pessoas querem atuar nessa área?

 

Simples! A fisioterapia é um campo em constante desenvolvimento e, apesar do número elevado de profissionais em exercício, as possibilidades de atuação nessa área são inúmeras, consagrando-a como promissora no quesito mercado de trabalho.  

 

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia da Toledo Prudente, Alessandra Mantovani, esse é “um profissional-chave para atuar nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, desde o básico até o intermediário e avançado”.


Quero fazer o Vestibular! 

 

De campos específicos, como ortopédico, neurológico, desportivo, respiratório e cardiovascular, o trabalho do fisioterapeuta é essencial nos mais diversos contextos e situações, auxiliando tanto na prevenção quanto na reabilitação de pacientes com quadros clínicos variados. Essas são as formas de atuação mais comuns desse profissional, entretanto, há outras que talvez levem você a se apaixonar por esse ofício!

 

Diversidade 

 

A Fisioterapia Dermatofuncional é um dos campos “diferentões” de atuação do fisioterapeuta, pois trabalha não só com a estética, mas com a reabilitação da pele em pacientes com sequelas de Hanseníase, queimaduras e outros tipos de alterações que levam a deformidades ou lesões no órgão.  

 

Outra área que vem ganhando destaque e reconhecimento pelo trabalho desse profissional está relacionada ao tratamento da Covid-19, sobretudo em casos mais graves.  

 

“A pandemia evidenciou a importância do fisioterapeuta nas Unidades de Terapia Intensiva, apto a lidar com ventilação mecânica, mobilização do paciente e, ainda, no tratamento pós-Covid, com sequelas neurológicas, motoras e respiratórias. É um trabalho de reabilitação necessário”, observa Alessandra.  

 

Mais recentemente, uma conquista do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) manteve a resolução que reconheceu o exercício da fisioterapia nos distúrbios do sono como área de atuação própria do fisioterapeuta: algo que, com certeza, a maioria das pessoas não imaginava!

 

Nesse sentido, o próprio órgão reconhece as seguintes especialidades ampliadas aos setores de atuação desse profissional:  

 

·         Fisioterapia em Acupuntura 

·         Fisioterapia Aquática 

·         Fisioterapia Cardiovascular 

·         Fisioterapia Dermatofuncional 

·         Fisioterapia Esportiva 

·         Fisioterapia em Gerontologia 

·         Fisioterapia do Trabalho 

·         Fisioterapia Neurofuncional 

·         Fisioterapia em Oncologia 

·         Fisioterapia Respiratória 

·         Fisioterapia Traumato-Ortopédica 

·         Fisioterapia em Osteopatia 

·         Fisioterapia em Quiropraxia 

·         Fisioterapia em Saúde da Mulher 

·         Fisioterapia em Terapia Intensiva 

 

 

Profissão do futuro  

 

O relatório “Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy”, divulgado em 2020 no Fórum Econômico Mundial, em Davos, revelou uma projeção das carreiras promissoras nos próximos anos.  

 

No ranking da Saúde, ocupando o 2º lugar, estava o Assessor de Terapia Física; já no 8º, dividindo pódio com Assistente de Recreação e Assistente de Cuidados Pessoais, estava o Terapeuta respiratório. Dentre as habilidades necessárias às carreiras emergentes, encontrava-se a Terapia respiratória.  

 

Diferenciais 

 

Na ativa há dois anos, o curso de Fisioterapia tem a tradição do Centro Universitário que há mais de cinco décadas oferta um ensino de qualidade, pautado nas necessidades do mercado de trabalho.

 

Além disso, é sustentado pelo diálogo, de modo que alunos, professores, reitoria e coordenação permaneçam alinhados quanto às decisões inerentes ao aprimoramento da carreira acadêmica e profissional dos graduandos, sempre com foco em tecnologia, inovação e empreendedorismo.

 

Destaque-se em diversas áreas da saúde! Inicie em 2022 o sonho de ser um fisioterapeuta de sucesso com a Toledo Prudente.


Serviço: quer mais informações sobre os cursos de graduação da Toledo Prudente? Entre em contato por meio do WhatsApp


Conheça o curso de Fisioterapia


Vestibular com inscrições abertas!