CLIENTES REAIS

3º Concurso de Paisagismo premia projetos desenvolvidos no curso de Arquitetura e Urbanismo

Alunos desenvolveram projeto de paisagismo para condomínio de Álvares Machado; concurso contou com a avaliação de jurados.

Laís Ernesto

17/11/2021

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente participaram do 3º Concurso de Paisagismo. Os estudantes desenvolveram um projeto de paisagismo para o Condomínio Izabel Mizobe, em Álvares Machado.

De acordo com o professor, orientador do projeto, Luciano Osako, a ideia da iniciativa foi de estabelecer um caso real, e que os alunos tivessem que propor um projeto de requalificação do paisagismo de um condomínio, nesta ocasião, o escolhido foi o Izabel Mizobe, em Álvares Machado.

“O objetivo é o desafio de atender um cliente real, com seus anseios e expectativas, além de produzir a melhor proposta possível, a questão orçamentária foi colocada como item fundamental no momento da avaliação”, comenta o professor.

Arquitetura e Urbanismo apresenta crescimento de 12% no mercado de trabalho

Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente é o melhor curso particular da região

Victória Rampaso Alves, aluna da turma, conta que o primeiro passo para o desenvolvimento do projeto foi uma visita técnica realizada no condomínio com a orientação do professor.

“Andamos por todo o condomínio e eles foram apontando as necessidades, o que eles achavam que poderia ser feito em cada ponto. Então começamos desenvolver a partir disso. Fizemos propostas para que eles possam executar conforme o capital e a necessidade deles”, explica a aluna.

Para ela, atividades como esta contribuem tanto para a formação profissional, quanto para a atuação futura no mercado de trabalho. “Foi um grande desafio, que proporcionou contato com clientes reais, dando uma ideia de como será nosso futuro como arquitetos, a experiência valeu muito a pena e acredito que isso pode abrir portas, no meu caso, por exemplo, por querer seguir carreira na 'Arquitetura Paisagística'”, completa Victória.

Isadora Zerial, também aluna do grupo vencedor do concurso, acredita que esta é uma excelente oportunidade para conhecer os desafios da profissão. “É sempre bom ter desafios como estes, isso mostra que somos capazes de fazer qualquer coisa e, apesar de ser algo novo, conseguimos entregar um ótimo resultado”, salienta a estudante.

Ela completa que “por termos atendidos clientes reais, conseguimos ter noção de como será a nossa profissão e isso só mostrou que estou no caminho certo”, completa Isadora.

O concurso contou com a contribuição dos jurados, moradores do condomínio:

- Gilson Gomes da Silva – presidente;

- Alex Sandro Lisboa - conselheiro fiscal;

- Felipe Dias Medeiros – departamento de compras;

- Rose Beatriz Terin - Assuntos Gerais e Paisagismo.

O professor completa que a iniciativa atingiu as expectativas e que essa é uma boa oportunidade para que eles conheçam a realidade do mercado para a profissão de arquitetos urbanistas. “Foi fundamental ter esse contato direto com o cliente real, poder obter o feedback imediato de suas propostas e melhorar sua capacidade de vender suas ideias”, conclui Osako.