PRÁTICA E SOLIDARIEDADE

Alunos de Gastronomia produzem e vendem cerca de 300 pães em prol do Projeto “Com Vida”

Ação de extensão desenvolvida pelos alunos visam colocar em prática os conhecimentos de panificação.

Mariane Peres

16/10/2021

Os alunos do curso de Gastronomia da Toledo Prudente se uniram em uma ação social e prática em prol ao projeto “Com Vida”, que auxilia pessoas na recuperação pós-Covid. Aproveitando o Dia Mundial do Pão, a ser celebrado neste sábado (16), os estudantes produziram cerca de 300 pães caseiros, utilizando técnicas gastronômicas, com a renda das vendas revertida à ação.

Conforme os alunos, a ideia surgiu após conhecerem a fundadora do projeto “Com Vida”, a dentista Raquel Trevisi, durante uma palestra realizada pela mesma no Centro Universitário. Após contrair coronavírus, Raquel ficou intubada na UTI e, infelizmente, a perder o pai para a doença.

E foi diante da realidade vivida, que Raquel decidiu contribuir com pessoas e famílias que passam pela luta do pós-Covid. “Ao refletir que qualquer atitude que possamos tomar e o quanto isso vai ajudar pessoas, me fez perceber o meu chamado”, pontua.

LEIA TAMBÉM!

Cozinha de Marlene e laboratórios criam parcerias para movimentar economia local

Eu Chef: alunos do curso de Gastronomia reproduzem pratos afetivos para convidados

Conforme a aluna, Ana Lúcia Yoshioka, a experiência em participar de ações assim é extremamente válida. “Dessa forma, podemos colocar em prática todo aprendizado das aulas, além de somar a esse trabalho filantrópico tão importante realizado”, ressalta.

O professor responsável pela supervisão da produção e pela disciplina de panificação, André Schwenck, diz que ações como essas mostram o comprometimento dos alunos, bem como, da instituição ao formar profissionais. “Além de ser uma prática incrível aos alunos, para compreender melhor sobre a produção em massa de pães, ainda é uma forma de retribuir os esforços de todos devido ao momento difícil enfrentado pela sociedade”, conta.

Por se tratar de um alimento versátil, conhecido e apreciado em todo o mundo, os futuros chefs aproveitaram a data que celebra o dia do pão, para aplicar as técnicas aprendidas durantes as aulas de panificação, na Cozinha de Marlene, e, ainda, praticar a solidariedade.

"O projeto "Com Vida" conta, hoje, com cerca de 80% de trabalho voluntário, dependemos de pessoas para fazer o atendimento às famílias. E por isso, temos um gasto na manutenção desses serviços. São em torno de 750 famílias que já passaram pelo nosso projeto. E por isso, essa a verba com a venda dos pães, está chegando em uma ótima hora", destaca a idealizadora do projeto, Raquel Trevisi.

Historicamente, se estima que o pão surgiu há cerca de 12 mil anos, com o cultivo do trigo na região da Mesopotânea. Os primeiros pães eram feitos de farinha e misturada ao fruto de uma árvore chamada Carvalho. Era um alimento achatado, duro e seco. O consumo de pão no Brasil se popularizou depois do século 19, com a vinda dos italianos. No início do século 20, a atividade de panificação se expandiu e o produto passou a ser essencial na mesa do brasileiro em suas múltiplas formas, como doce, salgado, integral, recheado e outras.

Para a realização da atividade, os alunos do curso de Gastronomia, da Toledo Prudente, primeiramente, iniciaram a arrecadação de farinha de trigo, com pontos de coleta espalhados pelos ambientes da instituição. Depois, fizeram as vendas antecipadas dos pães, sendo no valor de R$ 10 cada.

Produção e entrega

Para garantir a entrega de pães fresquinhos, os estudantes iniciaram a produção dos mesmos nesta sexta-feira (15). Já a entrega, irá acontecer em formato drive-thru, no calçadão do Centro Universitário, neste sábado (16), das 10h às 14h.

Vale ressaltar que, devido à alta demanda, não haverá mais vendas na ocasião, apenas a entrega dos cerca de 300 pães. Engajados, é importante enaltecer a disponibilidade e dedicação dos alunos diante às atividades do Projeto de Extensão.

Esta não é a primeira vez que os alunos se unem em prol a ações sociais, desenvolvendo à prática profissional e técnicas obtidas durante o curso de Gastronomia da Toledo Prudente.

Os estudantes já realizaram a produção e venda de feijoada, pratos feitos, doces, entre outras refeições para auxiliar entidades de Presidente Prudente.

Projeto “Com Vida”

O “Com Vida” é um trabalho voluntário que proporciona tratamento aos pacientes com sequelas graves da Covid-19. O projeto cuida e acolhe, psicologicamente e fisicamente, para que o paciente restabeleça a retomada de sua vida.

Atualmente, são cerca de 500 voluntários como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, cirurgiões dentistas, fonoaudiólogos, educadores físicos, psicólogos, que atuam no acolhimento e tratamentos alternativos. O projeto também recebe doações para compra de medicamentos, suplementações, cestas básicas e entre outros custos necessários no tratamento de determinados pacientes.

Conheça mais sobre o projeto “Com Vida”.