PRÁTICA JURÍDICA

Curso de Direito grava simulação de auto de prisão

Atividade será disponibilizada aos alunos do 7º termo na disciplina de Prática Jurídica Penal I

Laís Ernesto

08/09/2020

O professor do curso de Direito da Toledo Prudente, Matheus Sanches, realizou a gravação de uma lavratura de auto de prisão em flagrante. A iniciativa, da disciplina de Prática Jurídica Penal I, contou com a participação do Delegado de Polícia, João Paulo Tardin, e da advogada criminalista, Vitória Parizzi. 


O professor conta que com a atividade foi possível observar tanto a prática do Delegado de Polícia quanto a do advogado criminalista. “Na ocasião, simulamos como é o procedimento quando alguém é preso em flagrante de delito. Fizemos uma simulação fiel ao procedimento sendo que, entre um ato e outro, eu expliquei a prática fazendo um paralelo com o conteúdo dado em sala de aula”, explica Sanches.


LEIA TAMBÉM

Palestra discute aspectos da Investigação Criminal Defensiva

Egresso da Toledo Prudente é nomeado corregedor geral da CGAU


O vídeo será disponibilizado no Portal do Aluno para os estudantes do 7º termo com o objetivo da produção de um relatório. “Nunca realizamos uma atividade para explorar a prisão em flagrante. A ideia é demonstrar aos alunos como o procedimento é feito na prática e o que se espera do profissional do Direito nesses casos”, comenta. 


De acordo com o professor, atividades como esta proporcionam uma visão panorâmica ao aluno de como a investigação é materializada e o que é exigido do profissional de Direito. “A finalidade da disciplina de Prática Penal não se resume apenas em passar conteúdos sobre Direito Penal e Processo Penal ou ensinar a confecção fria de petições, mas sim, de reunir meios para que o aluno consiga atuar no mercado de trabalho”, completa. 


O Delegado de Polícia, João Paulo Tardin, e a advogada criminalista, Vitória Parizzi, são egressos do curso de Direito. A gravação contou também com o apoio dos estagiários de EAAJ – Escritório de Aplicação em Assuntos Jurídicos e do RAV – Recursos Audiovisuais da Toledo Prudente.