IPT

Pesquisa aponta impacto da pandemia na cesta básica

A pesquisa foi realizada em seis supermercados de Presidente Prudente e constatou uma inflação de preços 4,05%

Laís Ernesto

26/08/2020

A Empresa Júnior Toledo da Toledo Prudente Centro Universitário divulga a edição especial do IPT - Índice de Preços Toledo, do ano de 2020, realizado em supermercados de Presidente Prudente, no mês de agosto. Esta edição tem o objetivo de comparar os preços dos itens da cesta básica dos meses de março de 2020 (antes da determinação de isolamento social e fechamento total/parcial de estabelecimentos considerados como não essenciais) e agosto de 2020, quando a cidade se encontra na denominada “Fase Laranja” do Plano de flexibilização do Governo do Estado de São Paulo.  


A pesquisa foi realizada em seis supermercados de Presidente Prudente no mês de agosto e constatou uma inflação de preços em relação à pesquisa realizada no mês de março de 4,05%, ou seja, o consumidor que gastava R$ 645,66 para compra da cesta básica do IPT, hoje gasta em média, R$ 671,79. 


O grupo de Alimentos apresentou inflação de 5,98%, com destaque para os seguintes produtos: queijo mussarela (Kg) com aumento de 44,79%, óleo de soja (900 ml) que obteve alta de 24,82%, arroz tipo 1 (5 Kg) com inflação de 23% e a cebola (Kg) com aumento de 12,36%.


O grupo de Higiene Pessoal também apresentou alta nos preços no comparativo ao mês de março, totalizando o aumento de 2,18%, com destaque para papel higiênico (4un. 30m - folha simples) que apresentou alta de 27,69% e o shampoo (340-350ml) com aumento de 6,28%.


Em contrapartida, o grupo de Artigos de Limpeza apresentou deflação de 14,72% com destaque para o desinfetante (tipo pinho - 500ml) que obteve baixa de 29,47% e o detergente líquido (500ml) com queda de 13,02%.


Nota-se que devido às promoções, variedades e disponibilidade de produtos nos estabelecimentos, alguns produtos apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como a batata (Kg) que variou entre R$ 1,67 e R$ 3,99 resultando numa diferença de 138,92% e a linguiça fresca (kg) que variou entre R$ 9,99 e R$ 15,74, resultando numa diferença de 57,56%


Ainda, vale destacar que a concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 47%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 309,88. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$ 211,33, economizando assim o valor de R$ 98,55.


A pesquisa teve a participação de dois alunos da Toledo Prudente, são eles: Pedro da Silva Filho e Victória Trevizan. Os trabalhos foram orientados pela Supervisora de Prática Profissional da Empresa Júnior Toledo, Fernanda de Lima Bagli.


Confira a pesquisa na íntegra!