FIM DE FÉRIAS

Professores da Toledo Prudente participam de Formação

Preparação voltada ao 2º semestre contará com a participação de dois especialistas em educação, Marina Feferbaum e Gustavo Hoffman.

Mariane Peres

29/07/2020

As férias acadêmicas na Toledo Prudente acabam mais cedo para os professores! Para um segundo semestre repleto de atividades e conteúdo, eles já estão em preparação para receber vocês, alunos da Toledo Prudente. É por isso que a partir desta quarta-feira (29), até o dia 4 de agosto, será realizada a Formação Docente. Além de palestras e workshops com professores mestres e doutores do Centro Universitário, ainda terão dois profissionais convidados, especialistas em educação: Marina Feferbaum e Gustavo Hoffmann. 

A Formação Docente da Toledo Prudente é uma das maneiras de investir no preparo dos professores, garantindo competências e habilidades para um ensino de qualidade aos estudantes, somando aulas práticas e teóricas à inovação.  
 

De acordo com a professora doutora, Marina Feferbaum, uma das convidadas, serão abordadas as maneiras de superar os desafios impostos devido à pandemia de Covid-19 ao ensino participativo no ambiente virtual, trazendo os cuidados e recursos necessários, além de formas para humanizar e engajar o aluno com métodos ativos. 


LEIA TAMBÉM
Estética e Cosmética: formação qualificada e mercado em alta
Áreas de Marketing e Publicidade investem no ensino prático

 “No primeiro semestre houve um desafio muito grande, pois, os professores precisaram ‘transplantar’ o trabalho realizado do ambiente presencial para o virtual, o que gerou preocupação e foi denominado de ‘ensino emergencial’, devido à necessidade de adequação rápida. Já para este segundo semestre, de fato, será possível se pautar após as experiências vividas, trazendo um lógica e preparação melhor para serem aplicadas às novas formas de ensino durante a pandemia, e compreender como o ensino participativo pode ser utilizado neste ambiente tão desafiador”, explica. 

O também convidado, professor Gustavo Hoffmann, ressalta que o objetivo é preparar os participantes para o futuro da profissão docente e do ensino superior, compartilhando ações que outras instituições de ensino superior de todo o mundo estão fazendo para construir um modelo educacional inovador. 

“É fundamental que pensemos no novo papel do professor, baseado não apenas nas tecnologias disponíveis, mas sobre tudo um reforço referente à necessidade do uso de metodologias ativas de aprendizagem, levando em consideração não apenas as competências técnicas, mas também as atitudinais. Para o segundo semestre, as expectativas são de um modelo de ensino de altíssimo nível”, pontua.  

Conheça os convidados:
Marina Feferbaum é professora graduada em Direito, mestre, doutora e coordenadora da área de Metodologia de Ensino e do Centro de Pesquisa e Ensino em Inovação, ambos da FGV-SP. Autora de obras sobre direitos humanos, ensino jurídico e metodologias participativas de ensino, também ministra cursos de formação docente pelo Brasil.  

Gustavo Hoffmann é diretor do Grupo A Educação, Fellow pela Universidade de Harvard (LASPAU) e professor do Semesp. Especialista em ensino superior, realiza capacitação de docentes para a utilização de metodologias ativas de aprendizagem em sala de aula, modelagem acadêmica, planejamento e consultoria educacional.  


Veja a programação da Capacitação Docentes para o 2º semestre:

 29/07
18h30 – Abertura
“Estamos voltando: novas rotinas e experiências” – com Zelly Pennacchi Machado, reitora da Toledo Prudente 

19h – Class Design
“Start das atividades formativas do Class Design” – com professor mestre e coordenador de Marketing e Marketing e Publicidade da Toledo Prudente, Leonardo Lepre, e com a professora doutora e coordenadora de Pedagogia EAD da Toledo Prudente, Marcela Tinti 

20h – Palestra “O novo trabalho docente: real, virtual, remoto e ao vivo”, com Gustavo Hoffmann, diretor do Grupo A/ Fellow LASPAU - Harvard University 

30/07
19h – Workshop
“Relações virtuais: comunicação, interação e adaptatividade”, professora doutora e coordenadora de Pedagogia EAD da Toledo Prudente, Marcela Tinti, e a professora mestre e psicopedagoga da Toledo Prudente, Neuza Gibim.

Off Class Design
Os professores farão estudo e desenvolvimento das atividades formativas

31/07
19h – Workshop Direito
“Ensino jurídico participativo e inovador: os desafios impostos pela covid-19”, com a professora doutora convidada, Marina Feferbaum.

Off Class Design
Professores farão estudo e desenvolvimento das atividades formativas

03/08 e 04/08
19h – Class Design Negócios
Mentoria, construção colaborativa e orientações. Mentores - Professores da Toledo Prudente

Class Design Direito
Mentoria, construção colaborativa e orientações. Mentores - Professores da Toledo Prudente 

Class Design Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Sistemas de Informação
Mentoria, construção colaborativa e orientações. Mentores - Professores da Toledo Prudente 

Class Design Fisioterapia, Estética e Cosmética e Gastronomia
Mentoria, construção colaborativa e orientações. Mentores - Professores da Toledo Prudente