LUTA SOCIAL

Professora lança livro sobre pessoa com deficiência

Obra com base na teoria de Axel Honneth foi lançada também em Portugal

Laís Ernesto

26/06/2020

A professora do curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário e coordenadora do NAAC – Núcleo de Acessibilidade e Acolhimento, Carla Destro, lançou o livro “Pessoa com Deficiência – Direito à Acessibilidade, Cidadania e Inclusão à Luz da Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth”. A obra também foi lançada na cidade do Porto, em Portugal.


O tema destaca a acessibilidade como direito essencial, o exercício da cidadania e as responsabilidades do Estado e da sociedade. Carla Destro conta que a construção partiu da análise da Teoria do Reconhecimento, de Axel Honneth.


“O reconhecimento do indivíduo, a formação e a colocação dele na sociedade se baseiam em três esferas: o amor, o direito e a solidariedade. A partir do momento que ele se sente e é reconhecido nas três esferas, é um indivíduo pleno”, explica sobre a Teoria do Reconhecimento.


LEIA TAMBÉM

Santander lança programa de bolsas Superamos Juntos


Destro conta que, no livro, ela analisou a pessoa com deficiência nas três vertentes e constatou que, em muitos aspectos, o indivíduo não é reconhecido. “A falta de reconhecimento legitima a luta social e a reivindicação dos seus direitos. Sem reconhecimento, não tem cidadania, não tem inclusão. E todo esse processo leva a essa dificuldade de inclusão da pessoa com deficiência que vemos hoje”, salienta. 


A professora está à frente do Núcleo de Acessibilidade e Acolhimento da Toledo Prudente desde sua criação, em 2015. Essa foi a porta de entrada para a paixão pelo tema. “É muito gratificante ver como o tema vem ganhando espaço. Muitas pessoas com deficiência ainda não conseguem chegar ao ensino superior pelas dificuldades encontradas durante a vida, mas o acesso cresce a cada dia. Auxiliar neste processo é muito legal. Trocar conhecimento com outros países é muito importante para o crescimento das discussões e também para o aprendizado”, conclui.


Se você tem interesse em conhecer o livro, basta acessar o site da Editora Juruá, ou entrar em contato com a professora por meio do email naac@toledoprudente.edu.br.