ONLINE

Evento aborda o racismo no mercado de trabalho

Iniciativa é organizada pelo Toledo Carreiras e pelo Núcleo de Direitos Humanos da Toledo Prudente

Laís Ernesto

16/06/2020

Organizado pelo Toledo Carreiras e pelo NDH – Núcleo de Direitos Humanos da Toledo Prudente Centro Universitário, o evento “O impacto do racismo no mercado de trabalho”, tem o objetivo de discutir os mecanismos discriminatórios e a inclusão social.


A iniciativa ocorrerá na próxima quinta-feira (18), às 17h30, por meio do canal no YouTube da Toledo Prudente. Participação da discussão a supervisora acadêmica de estágio do Toledo Carreiras, Larissa Costa, a coordenadora do NDH, Carla Destro e a convidada, advogada, palestrante e feminista, Lazara Carvalho.


A supervisora acadêmica de estágio do Toledo Carreiras, Larissa Costa, diz que esse é um tema atual e importante para o momento que vivemos. “O trabalho, enquanto possibilidade de desenvolver o ser humano e a economia, é um elemento central no modelo social que temos. Por isso, quando um grupo é excluído ou sofre graves restrições para o ingresso e permanência no mercado de trabalho, cabe analisar de que forma a cidadania está sendo negada a eles”, comenta.


LEIA TAMBÉM

Toledo Prudente cria clube de serviço para incentivar economia


Costa explica ainda que, discutir mecanismos discriminatórios são essenciais sobre o ponto de vista econômico e que a inclusão social é muito mais difícil quando instituições públicas e privadas não estão conscientes do seu compromisso.


“Alguns grupos de indivíduos não têm acesso às mesmas oportunidades educacionais, são impedidos de ter acesso às oportunidades profissionais por falta de educação formal e são discriminadas dentro das empresas. O que denota que a discriminação em um aspecto estrutural da sociedade e enquanto processo social convergem para gerar diferentes formas de desvantagem dos materiais”, conclui a supervisora.