Coronavírus

Toledo Prudente produz e doa máscaras para hospitais

A estimativa inicial é produzir aproximadamente 500 máscaras de acetato por meio da Impressora 3D que serão doadas a diversos profissionais da saúde

Paulo Sereguetti

06/04/2020

A sociedade brasileira não tem medido esforços para conter os avanços da pandemia de coronavírus. Na Toledo Prudente, isso não é diferente. Além de todas as medidas já adotadas para a prevenção de alunos, professores e colaboradores, agora o Centro Universitário, por meio do laboratório MAKER, deu início à produção de máscaras de acetato que serão doadas aos hospitais de Prudente e região. 


Classificadas como EPI (Equipamento de Proteção Individual), as peças são compostas por uma viseira transparente (acetato), elásticos de fixação e um suporte para cabeça produzido na impressora 3D.


Essas máscaras de acetato produzidas no laboratório MAKER da Toledo Prudente representam mais um esforço de garantir a saúde dos diversos profissionais que atuam em hospitais e outras unidades de tratamento, isso porque elas garantem a proteção facial dessas pessoas que estão na linha de frente contra a Covid-19. 


A estimativa inicial é produzir aproximadamente 500 máscaras que serão doadas a diversos profissionais da saúde. Para isso, a Toledo Prudente está disponibilizando impressoras com tecnologia 3D, mão de obra e matéria prima, que também tem chegado por meio de parceiros. Esse número pode aumentar conforme as doações e também disponibilização, por parte de outras empresas, de mais impressoras 3D. Algumas empresas já entenderam a importância dessa ação e já emprestaram suas impressoras, são eles: Colégio Braga Mello, Nuvem UaV, Unesp de Presidente Prudente e 3D All.


Na última sexta-feira (3), as primeiras doações já foram encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora das Graças de Presidente Prudente. Outras doações devem acontecer durante a semana, a partir da conclusão das peças. 


Uma equipe técnica formada por profissionais da segurança do trabalho da saúde de alguns hospitais da cidade esteve na Toledo Prudente para testar as peças e garantiu a qualidade das máscaras, bem como, o fato delas estarem dentro das normas previstas. 


O tempo médio de produção de cada máscara é de 85 minutos. Com a divulgação deste trabalho social, a Toledo Prudente tem recebido doações de empresários. 


Zelly Pennacchi Machado, reitora da Toledo Prudente, conta que os trabalhos começaram há aproximadamente 15 dias, com o estudo e a execução do protótipo. “Logo que falei com os gestores dos hospitais e os profissionais de saúde, todos disseram da importância desse equipamento e isso motivou o nosso trabalho. Faz parte do DNA da Toledo Prudente estar engajada nas questões sociais”, disse. 


O Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças já recebeu algumas unidades. Para Dr. Luiz Eduardo Siqueira, responsável pelo hospital, afirmou que essa iniciativa é louvável porque permite prevenir a saúde dos profissionais que atuam diretamente com as pessoas doentes. “O hospital tinha comprado algumas unidades, mas essa doação ajudará mais gente. Só temos a agradecer por essa doação”, contou. 


Já Giovanna Costa Dillio, engenheira de segurança do trabalho da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, conta que a compra de Equipamentos de Proteção Individual está muito difícil devido à escassez do produto e os custos elevados. “A doação das máscaras pela Toledo Prudente e empresas parceiras é, sem sombra de dúvida, uma ótima notícia para os hospitais. Elas tornarão o atendimento mais eficaz e seguro. Agradecemos a todos que estão trabalhando e fazendo suas doações”, disse. 


Vitor de Barros, técnico do espaço Maker da Toledo Prudente, conta que abdicou ao home office para poder montar toda estrutura necessária para a confecção das peças. “Falei com os profissionais responsáveis pelo hospital e pude entender a necessidade deles. Depois disso, foi sistematizar a produção. Estou muito feliz por poder ajudar tantas pessoas”, finalizou. 


“Muita gente tem feito doação e tenho certeza que muitos outros ainda farão. Quero já agradecer as empresas Marcos Fróis Arquitetura, Sawil Contabilidade, Papelex Papelaria de Adamantina, Associação Filantrópica Vicente Neiva,  Mampei Funada e outros”, afirmou a reitora Zelly Pennacchi Machado. 


Serviço: Os empresários que puderem contribuir com a produção das máscaras ou colocar suas impressoras 3D à disposição para maior número de peças, podem entrar em contato pelo telefone (18) 3901-4000 ou também pelo e-mail zelly@toledoprudente.edu.br