Mais de 1 mil máscaras devem ser produzidas com novas doações

Toledo Prudente já entregou mais de 700 peças. Empresas e pessoas parceiras têm doado matérias-primas e mão de obra para auxiliar com a iniciativa.

Mariane Peres

30/04/2020

Nesta semana, a Toledo Prudente Centro Universitário recebeu mais doações de materiais para a produção de máscaras de acetato, que estão sendo distribuídas, gratuitamente, para hospitais e instituições de saúde do Oeste Paulista. A iniciativa da Toledo Prudente, que conta com a ajuda de empresas parceiras, já entregou mais de 700 peças, e tem como objetivo entregar outras 1 mil nas próximas semanas.

Preocupada em contribuir diante ao cenário atual de falta de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), a Toledo Prudente tem buscado colaborar com a proteção dos profissionais que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus (COVID-19). Por isso, são tão importantes as doações de empresas e pessoas parceiras, como as que colaboraram nesta semana, sendo a Unimed Prudente, Ministério Público do Trabalho (MPT), Roberto da Silva Ruy, Gleisa e Sérgio Sabo.

As peças são compostas por uma viseira transparente (acetato), elásticos de fixação e um suporte para cabeça produzido pela impressora 3D. O tempo de produção de cada máscara é de cerca de 85 minutos e, diariamente, são confeccionadas, aproximadamente, 40 peças.

De acordo com Vitor de Barros, técnico do espaço Maker da Toledo Prudente
para conseguir colaborar com os hospitais de Presidente Prudente e região, cada instituição tem recebido, inicialmente, 30 unidades.

“Sabemos da grande necessidade das instituições, por isso, para que não fiquem sem receber o produto, estamos entregando 30 máscaras por vez a cada uma. Dessa forma, conseguimos ajudá-las, mantendo a produção diária, sem desfalcá-las. Conforme mais peças são produzidas, nós realizamos mais entregas”, explicou.

Durante os trabalhos realizados através da iniciativa, o Centro Universitário contou com a parceria de empreendedores e empresas, que contribuíram com a aquisição de material, sendo eles: Marcos Frois Engenharia, Sawil Contabilidade, Mampei Funada, Associação Filantrópica Vicente Neiva, Rotary Clubes, Letícia Sabo Bochi, Marcelo Martins Cayres, Roberto da Silva Ruy, Gleisa e Sérgio Sabo, Unimed Prudente, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Grupo Unesp. Além disso, o Colégio Braga Melo forneceu a impressora 3D para o espaço Maker da Toledo Prudente, assim como os empresas T2R Soluções Tecnológicas, Nuvem UAV e Bits e Bytes Tecnologia que auxiliam na produção das máscaras.