INOVAÇÃO

Era digital: Grupos de estudos realizam encontros online

Para continuar a todo vapor durante o período de quarentena, os grupos da Toledo Prudente também se reinventaram.

Mariane Peres

03/04/2020

Para continuar a todo vapor durante o período de quarentena, os grupos de estudos da Toledo Prudente também se reinventaram e aderiram à era digital. Os encontros continuam nos mesmos dias e horários semanais, porém, através de plataformas online. Segundo os professores, o objetivo é aproveitar esse período para continuar a manter o foco nos estudos, repassando conteúdos, esclarecendo dúvidas, além de continuar em contato com os estudantes.

Segundo o professor Fernando Hungaro, responsável pelo grupo “Estudos em Finanças Corporativas e Mercados Financeiros”, os encontros online visam auxiliar os alunos a tratarem temas específicos, possibilitando aos universitários produções acadêmicas e explanação de conhecimento.

“Os grupos de estudos representam uma extensão dos conhecimentos vistos durante as aulas, por isso, estamos fazendo as gravações das reuniões online para disponibilizarmos a todos. Além disso, nós temos mantido também um grupo de conversas via WhatsApp, no qual fazemos discussões diárias sobre o estágio do mercado financeiro”, explicou.

A readaptação da rotina para o uso de plataformas digitais busca aproveitar o período de quarentena, já que os alunos terão mais tempo livre, fazendo com que os professores se mantenham presentes na rotina estudantil durante o isolamento social, conforme afirmou a professora Carla Destro, que ministra o grupo de estudos sobre "Direitos Humanos".

“É importante continuar a fazer discussões, principalmente, aproveitando as temáticas atuais para colocar os alunos em debates profundos sobre a nossa realidade. Os grupos de estudos são de extrema relevância, por isso, como professora foi preciso alterar a maneira de ensinar e dar assistência. Eu me readaptei para conseguir fornecer todo o amparo acadêmico necessário nesse período de isolamento, como estar sempre conectada e ampliar as formas de comunicação, aproveitando toda a tecnologia que temos disponível”, pontuou a professora Carla Destro.

Os grupos desenvolvem conteúdos importantes à vida acadêmica e também profissional, por isso, precisam ser mantidos, justificou o professor Lucas Noya, que atua em grupos de estudos na área de Direito e Competições Internacionais. “As atividades estão sendo desenvolvidas online, pelo Google Meet, sendo em tempo real. A produção de conhecimento que se tem nesses encontros é riquíssima. Portanto, o processo de aprendizagem deve ser mantido, pois é importantíssimo para o discente manter o ritmo de estudos, para não perder o foco”, concluiu o professor Lucas Noya.

Serviço: Para saber mais sobre os grupos online ou esclarecer dúvidas, os estudantes podem entrar em contato através do e-mail: nepe@toledoprudente.edu.br .