DE OLHO NO MERCADO

Pós-graduação da Toledo Prudente realiza ‘Premiação de Startups 2020’

Profissionais são estimulados a desenvolver projetos com soluções inovadoras.

Mariane Peres

02/12/2020

A Pós-graduação da Toledo Prudente realizou a “Premiação de Startups 2020” dos alunos dos cursos de MBAs da área de negócios, na última sexta-feira (27). Os projetos premiados foram o “Educatea”, elaborado no primeiro semestre e supervisionado pela professora Fernanda Bagli, e “EXtoque”, desenvolvido no segundo semestre sob a orientação do professor Alisson Fernando do Carmo.  

Há alguns anos, visando melhor preparar os professionais para o mercado de trabalho, a Toledo Prudente inovou e substituiu o Trabalho de Conclusão de Curso pela criação de startups, com o objetivo de estimular soluções inovadoras à sociedade.  

Dentre todos os trabalhos apresentados, são selecionados para serem premiados aqueles que, diante dos critérios estabelecidos, são considerados aptos para serem melhor desenvolvidos e inseridos no mercado.


LEIA TAMBÉM
Pós-graduação da Toledo Prudente está com inscrições abertas, descontos e novidades para 2021
Alunos da Toledo Prudente têm projetos avaliados e aprovados por Harvard e Google


Conforme a gestora da Pós-graduação, Daysa Andrade de Oliveira, são analisados os seguintes pontos nos trabalhos: a relevância da ideia, as soluções para a comunidade e cliente, bases tecnológicas utilizadas, inovação de produto, escrita, oratória, argumentação e apresentação. 

A banca avaliadora é composta pelo orientador e mais dois professores.  

Startups premiadas 

 A “Educatea” é uma startup que tem como objetivo oferecer suporte e facilitar o dia a dia dos pais e familiares de pessoas com transtorno do espectro autista. O aplicativo permitirá a localização de escolas, médicos, fisioterapeutas e demais profissionais especializados nesse tipo de transtorno, além de disponibilizar jogos e atividades interativas.

Conforme a aluna da Pós-graduação da Toledo Prudente, Josiane Moreno de Souza, a experiência foi enriquecedora e desafiadora. “O projeto me permitiu compreender que com força de vontade, dedicação e trabalho em equipe, qualquer desafio pode ser atingido. As dificuldades sempre irão existir, mas a vontade de superara-las precisa ser sempre maior”, contou. 

Os alunos que atuaram no desenvolvimento da Educatea foram:
- Anderson Henrique Previato
- Anelyse Webber Ropelli
- Bruna Marcela de Souza Leal
- Josiane Moreno de Souza
- Rosimeire Heloiza Rodrigues Pereira Barbaresco  

Já a “EXtoque” visa possibilitar que usuários façam permutas e vendas de produtos que não estão sendo utilizados, ou seja, “parados dm estoque”. A ideia é que um ‘ex’ produto tenha uma nova serventia, incentivando o consumo consciente e sustentabilidade. 

Para o também aluno da Pós-graduação, Mateus Artero Prado, desenvolver esse tipo de trabalho é um grande ganho profissional. “Projetos assim nos forçam a pensar, o que contribui muito cada um de nós. Além disso, é muito melhor do que fazer um Trabalho de Conclusão de Curso, no qual se leva mais tempo colocando nas normas técnicas do que promovendo a pesquisa”, finalizou.  

Os alunos que atuaram no desenvolvimento da EXtoque foram:
- Dulcineia Andreus Rodrigues Luzetti
- Leonardo Perilo Zorzeto 
- Mateus Artero Prado
- Rafael Paiva Farias de Novaes 
- Renata Pelissari Sana de Freitas