INTERNACIONAL

Alunos da Toledo Prudente têm projetos avaliados e aprovados por Harvard e Google

Trabalhos, voltados ao auxílio da Covid-19, receberam créditos em dólares para soluções digitais. Gustavo Roncolato e Letícia Noya foram os premiados.

Mariane Peres

01/12/2020

Os alunos da Toledo Prudente, Gustavo Roncolato Soares, de Sistemas de Informação, e Letícia Noya dos Santos, de Pedagogia EAD, tiveram os projetos de pesquisa avaliados e aprovados pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e pelo Google. Com isso, a plataforma virtual concedeu US$ 1.150 de crédito para soluções online em prol ao desenvolvimento dos trabalhos.

O evento online trouxe como tema central a Covid-19, oportunizando que estudantes do país produzissem pesquisas que pudessem auxiliar no combate à doença ou contribuir com a transformação digital causada pela pandemia.

A primeira análise foi realizada pela comissão da Sthem Brasil – Análise Artificial, depois, os projetos selecionados foram submetidos ao Google, sendo avaliados também pela Universidade de Harvard para o aval final. Cada trabalho, teve a metodologia analisada, assim como o cronograma de investimentos.

Por ser um consórcio nacional de instituições de ensino, alunos de todo o Brasil participaram da seleção da Sthem.

Estudantes entregam livros à comunidade em projeto de incentivo à leitura
Gastronomia da Toledo Prudente apresenta pratos a restaurantes da região em 'Insight Chef'

Com o tema “Inclusão do ensino remoto no novo cenário de transformação digital motivado pela pandemia com o uso de Inteligência Artificial no ensino e aprendizagem da língua brasileira sinais”, a aluna de Pedagogia EAD, Letícia, conquistou US$ 500 dólares de crédito. “Foi muito desafiador, ainda mais por ter sido avaliado por Harvard. É preciso se preocupar também com a inclusão das pessoas nesse processo de pandemia. A Inteligência Artificial pode favorecer a participação e interação de pessoas com deficiência, sobretudo aqueles que necessitam de libras”, contou.

O estudante de Sistemas de Informação da Toledo Prudente apresentou o projeto “Identificação de câncer de mama com rede neural convolucional em imagens de mamografia como forma de reduzir o contato físico em épocas de pandemia”, recebendo US$ 650 para utilizar em soluções da plataforma Google. “O resultado foi muito gratificante. É uma maneira de auxiliar nas primeiras etapas dos exames, preservando as pacientes e reduzindo o contato”, disse Soares.

O professor e coordenador das Trilhas TIE, Alisson Fernando do Carmo, que também é responsável pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologia Exponenciais e Inteligência Artificial, no qual os projetos foram desenvolvidos, disse estar contente com o resultado.

“É de muita relevância ter conquistado a aprovação. Primeiro, por ter a liberação dos recursos de crédito, isso mostra a relevância do trabalho, já que a plataforma concordou com os valores solicitados. E segundo, mostrando o reconhecimento e sinergia entre a Toledo Prudente, a Sthem Brasil, o Google e Harvard”, concluiu.