ESPORTE E DIREITO

Egresso da Toledo Prudente tem destaque internacional na área do Direito Desportivo

Diogo Medeiros já representou o Conselho Arbitral de São Paulo em eventos em Portugal.

Mariane Peres

13/11/2020

Cada vez mais o Direito Desportivo tem ganhado espaço em âmbito nacional e internacional. E essa paixão, por esporte e Direito, foi o que motivou o advogado Diogo Medeiros, formado pela Toledo Prudente em 2005, a se especializar na área. Atualmente, ele integra institutos e associações voltados ao setor.

O Direito Desportivo pode ser resumido como um conjunto de diversas atuações do Direito que impactam no esporte.

De acordo com Medeiros, este segmento jurídico “é cativante e interdisciplinar”. “É um ambiente maravilhoso, atuar em algo que pode fazer parte da história do mundo, tendo a sua singela contribuição. Como exemplo, ajudar um atleta a conquistar a medalha olímpica, defender um caso errado de doping ou até mesmo auxiliar na gestão financeira de uma carreira”, explicou.

E essa paixão e especialização pelo Direito no esporte fez com que o egresso da Toledo Prudente conquistasse importantes cargos e reconhecimento no segmento, como representar o Conselho Arbitral de São Paulo (CAESP) em um evento na Universidade de Lisboa, em Portugal.

Atualmente, ele integra a Comissão Jovem da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD), é membro filiado ao Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD) e da Associação de Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP) e Auditor Suplente Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Salão.

LEIA TAMBÉM
Referência em pesquisa, Direito da Toledo Prudente tem vários artigos aprovados no 10º SIACRID
Direito da Toledo Prudente aprova 97 alunos no concurso de estágio do TRE

Para ele, o destaque na carreira se deve à qualidade de ensino ainda na graduação. “Agradeço a base forte que a Toledo Prudente me deu, isso me impulsionou a me empenhar cada vez mais. Estou cursando mestrado na área esportiva e sempre busco fazer cursos de extensão, seminários, webinares e acompanhar livros sobre o assunto”, contou.

Medeiros ainda detalhou como o Direito Desportivo pode integrar conhecimentos nas mais diversas áreas jurídicas:

- Direito do Trabalho: em contrato especial do atleta.
- Direito Civil e Empresarial: em contratos de direito de arena, direito de imagem, patrocínios, direitos de transmissão, entre outros.
- Direito Tributário: nas isenções para os clubes, Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), direito de imagem.
- Direito Previdenciário: no caso de lesões.
- Direito Administrativo: como exemplo a Lei de Incentivo ao Esporte.
- Direitos Humanos: em ocasiões de racismo, direitos das mulheres, xenofobia, homofobia, atletas transexuais, hiperandrogenismo e doping.
- Direito Internacional: em transferências internacionais, nacionalidade, livre circulação, correspondências normativas.
- Direito do Entretenimento: negociação de contratos com mídias sociais e app.

Para o advogado formado na Toledo Prudente, a dica aos interessados na área é “o esforço, busca por conhecimento e especialização, pois são sempre recompensados”. “Gostaria muito de ver outros novos colegas da Toledo Prudente fazendo parte desse universo Jusdesportivo. Alie seu amor pelo esporte a pessoa que você pode ser como profissional do Direito”, concluiu.

 

Recentemente, Diogo Medeiros esteve na Toledo Prudente, onde foi recebido pela reitora Zelly Machado. Na ocasião, o egresso fez doações de livros voltados ao Direito Desportivo ao acervo da Biblioteca do Centro Universitário.