DIREITO E IGUALDADE

Racismo Estrutural é tema de palestra do Ciclo de Formação Para Cidadania

Professora da Toledo Prudente, Larissa Costa, debaterá o tema em evento online.

Mariane Peres

14/10/2020

 A Toledo Prudente realizará a segunda palestra online do I Ciclo de Formação Para Cidadania. A atividade gratuita, com o tema "O papel da linguagem no racismo estrutural", será no dia 20 de outubro, às 18h. Voltada a alunos, professores, colaboradores e comunidade em geral, a palestra contará com certificação de formação para cidadania e será ministrada pela professora do curso de Direito de Centro Universitário e mestre em Direito, Larissa Costa.  


O racismo estrutural é um conjunto de práticas institucionais, culturais e interpessoais que, frequentemente, coloca um grupo social ou étnico em uma posição melhor para ter sucesso, enquanto ao mesmo tempo prejudica outros grupos, causando a exclusão de um número substancial de minorias. O evento online é organizado pelo Núcleo de Acessibilidade e de Direitos Humanos (NADH) da Toledo Prudente.

QUERO PARTICIPAR!

De extrema importância, o assunto visa trazer um debate sobre como a sociedade tem lidado com isso, além de oferecer conteúdo e informação para combatê-lo.  

De acordo com Larissa Costa, o papel da linguagem no racismo estrutural é fundamental. “A discriminação racial estabelece um grave padrão de desigualdade entre as pessoas, pois, nega direitos fundamentais numa flagrante ofensa aos direitos e garantias individuais e aos princípios constitucionais que alicerçam o Estado Democrático de Direito”, explica. 

Ainda segundo a professora, que também é presidente da Comissão de Igualdade Racial na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Presidente Prudente, “as naturezas estruturais e sistêmicas do racismo estabelecem estratificação social e restringem a participação dos corpos negros nos mais variados espaços de poder". 


LEIA TAMBÉM
Avaliação Institucional da Toledo Prudente já está disponível no Portal Universitário
Direito da Toledo Prudente conquista 2º lugar em competição internacional

“O combate às práticas discriminatórias exige ações coordenadas e direcionadas ao compromisso coletivo na consolidação de uma sociedade justa e solidária, uma vez que a cidadania só se efetiva com a liberdade em poder", finaliza. 

Os interessados em participar deverão se inscrever por meio do link. O acesso à palestra, via Google Meet, será enviado a todos os inscritos momentos antes ao início do evento online. As vagas são limitadas, ou seja, não deixe a inscrição para última hora!