DEPARTAMENTO PESSOAL

Estudantes desenvolvem manual sobre folha de pagamento para MEI

Manual auxiliará os microempreendedores sobre questões trabalhistas e alguns cálculos básicos

Laís Ernesto

28/10/2020

Os alunos do 4º termo do curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente desenvolveram um manual de folha de pagamento para auxiliar os empreendedores da categoria MEI – Microempreendedor Individual. O objetivo é informar aos empreendedores sobre a importância de conhecer as questões trabalhistas e alguns cálculos básicos. 


O professor responsável pela atividade, Marcus Ayrton Lima, da disciplina de Práticas de Departamento Pessoal, explica que para o desenvolvimento do projeto, os estudantes mapearam as principais atividades do MEI em Presidente Prudente, por meio do site governamental Portal do Empreendedor.  


“Além de produzirem o manual de folha de pagamento, os alunos desenvolveram um vídeo de até 5 minutos, explicando o tema para o público-alvo, e escreveram um artigo para a rede social LinkedIn sobre o assunto”, explica. 


Aluno do curso, Wilian Hugo Corrêa dos Santos, acredita que o desenvolvimento do manual coloca os estudantes em contato com o mercado de trabalho. “O manual foi construído com base nas legislações vigentes, com uma linguagem ampla, clara e concreta, para auxiliar o microempreendedor”, fala. 


“Muitas vezes, o que dificulta o empreendedor em abrir o seu próprio negócio são as dúvidas contábeis e de legislações. E o manual, com sua clareza, não deixa dúvidas ao empreendedor. Além disso, nós, alunos, estamos prontos para a orientação contábil aos futuros empreendedores de nossa cidade”, completa Wilian. 


Outra estudante do curso, Natália Leirião, fala que o manual auxiliará o microempreendedor na gestão da empresa. “O material ajudará o MEI para que tenha uma base na gestão e que conheça sobre seus direitos e obrigações”, ressalta. 


Além de contribuir com a atuação dos microempresários, o manual é uma ótima oportunidade para que os alunos apliquem na prática todo conhecimento adquirido em sala de aula. O professor ressalta que esse tema, especificamente, coloca o aluno em contato com os fundamentos da legislação trabalhista. 

“A solidificação do aprendizado, se faz, com mais rapidez, quando há a aproximação da teoria com o dia a dia das atividades da profissão”, explica. 


Para Wilian, o projeto foi enriquecedor por colocar os alunos em contato direto com o mercado de trabalho. “A teoria é muito ampla, fico feliz em poder atuar na prática a teoria que aprendi, me traz segurança, pois temos o apoio dos professores no processo de construção. A Toledo Prudente prepara seus alunos para o mercado de trabalho com conhecimento e pesquisa”, conclui. 


O manual está disponível para ser baixado por meio do link