DESTAQUE NA SAÚDE

Dia Nacional da Fisioterapia: setor está em ascensão no país

Pesquisas apontam que profissão está entre as dez mais requisitadas no Brasil. Toledo Prudente se destaca com estrutura de excelência na região

Mariane Peres

13/10/2020

Cada vez mais em ascensão no país, a Fisioterapia se destaca devido às diversas possibilidades de atuação. Conforme dados de pesquisas nacionais sobre o mercado de trabalho diante da Covid-19, a profissão está entre as dez mais requisitadas no país. No Dia Nacional da Fisioterapia, a ser comemorado nesta terça-feira (13), a Toledo Prudente celebra a data com os resultados positivos obtidos com o curso que teve início neste ano de 2020 e já apresenta altos índices de empregabilidade.


A Fisioterapia é a área da saúde responsável por pesquisar, tratar e prevenir os distúrbios cinéticos funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas ou enfermidades contraídas. Ela foi regulamentada oficialmente no Brasil através do Decreto-Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, data na qual passou a ser celebrada o dia da profissão no país.


Em 1975, foi instituído o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), assim como o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), que desde então passaram a fiscalizar e administrar o exercício da profissão. Conforme os órgãos, atualmente são mais de 240 mil profissionais registrados no Brasil – o país lidera o ranking de registros no mundo.


O grande número se deve ao fato do mercado de trabalho para o fisioterapeuta proporcionar oportunidades na carreira empreendedora, clínicas, hospitais, empresas e na área acadêmica. Com a graduação focada nas necessidades da trabalhabilidade, a Toledo Prudente investiu em estrutura, com laboratórios modernos e inovadores, e em um corpo docente de excelência, garantindo a qualidade de ensino aos futuros profissionais.


LEIA TAMBÉM

Toledo Prudente anuncia que o semestre letivo será concluído remotamente

Está pensando em fazer faculdade? Toledo Prudente oferece "aula teste" em vários cursos


Conforme a coordenadora de Fisioterapia do Centro Universitário, Susimary Padula, o foco e embasamento do curso têm sido diferenciais na conquista de bons resultados. “A Toledo Prudente já é referência devido à qualidade no ensino que possui há quase 60 anos, por isso, buscou trazer no curso pontos importantes aos futuros profissionais, como mantê-lo focados no mercado de trabalho, atuar com a preparação prática, extensão e empreendedorismo, além de inseri-los em estágios já no início do curso”, afirma.


Ela ainda ressalta que diante do atual cenário de pandemia do novo coronavírus, a atuação dos fisioterapeutas tem sido fundamental, tanto no campo da pesquisa, em equipamentos e tratamentos, quanto na reabilitação dos pacientes em todo o mundo.


A professora do curso na Toledo Prudente, Alessandra Fabri, salienta que isso ocorreu por conta de os profissionais deste setor estarem na linha frente, assim como médicos e enfermeiros.

 

“A Covid-19 inclui um dramático quadro respiratório que, em casos mais graves, há a necessidade de suporte ventilatório mecânico, geralmente, em leitos de unidade de terapia intensiva ou alas adaptadas para um atendimento de alta complexidade. Nesses ambientes, é indispensável a presença contínua do fisioterapeuta, pois o mesmo é um dos profissionais responsáveis pela avaliação da qualidade respiratória, manutenção da função pulmonar do paciente, por suplementar o oxigênio e pela estratégia ventilatória”, pontua.


Vale ressaltar que fisioterapeuta pode atuar ainda nas áreas de ginástica laboral, esportes, neurologia, cardiopulmonar, geriatria, ortopedia, saúde da mulher, pediatria, entre outras.