INOVAÇÃO

Alunos da Toledo Prudente participam de maratona do CNJ e concorrem prêmio de R$ 40 mil

Estudantes de Direito e Sistemas de Informação apresentarão projeto ao Conselho Nacional de Justiça.

Mariane Peres

19/10/2020

Os alunos dos cursos de Direito e Sistemas de Informação da Toledo Prudente estão participando do ciclo de inovação realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, o CNJ Inova. Antenados em tecnologia, os estudantes apresentarão projetos para simplificar e melhorar a tramitação de processos no sistema judiciário no Brasil. A equipe vencedora receberá o prêmio de R$ 40 mil. 

 

A maratona virtual tem como objetivo propor ideias colaborativas em áreas multidisciplinares para que desenvolvam soluções inovadoras, descentralizadas e disruptivas que beneficiarão toda a sociedade. Neste ano, o tema do evento é o sistema judiciário. 

 

Foram propostos dois desafios a serem escolhidos por equipes participantes de todo o país. O primeiro trata-se do “Tempo e Produtividade”, visando o andamento de processos em cada unidade judiciária do Brasil. Já o segundo, que foi o escolhido pelos alunos da Toledo Prudente, é sobre “Inconsistências de dados nos sistemas dos tribunais”. A equipe precisa identificar e corrigir na base do DataJud as inconsistências nos metadados dos processos em tramitação. 

 

Conforme o professor Alisson do Carmo, que orienta a equipe da Toledo Prudente, a soma dos dois cursos para idealização do grupo visa trazer benefícios por meio da Inteligência Artificial.   

Para o aluno de Sistemas de Informação da Toledo Prudente, Gustavo Roncolato, essa competição é “desafiadora”. “É uma maratona que contém um nível técnico muito alto, além de possuir uma forte interdisciplinaridade com o campo jurídico, o que aumenta o desafio”, conta.  

 

LEIA TAMBÉM
Toledo Prudente integra a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação
Toledo Prudente e SESI realizam ação voltada à escolha profissional para 400 alunos

O estudante de Direito do Centro Universitário, Matheus Dalta, ressalta a importância em unir duas áreas para trazer soluções que contribuam com a sociedade. “Acredito que o ponto mais interessante desse evento é a possibilidade de criar uma interdisciplinaridade entre áreas que parecem ser tão distintas, além de contribuir para solucionar os problemas do Judiciário por meio de uma ação conjunta envolvendo o Direito e Sistemas de Informação”, diz 

 

Pioneira em inovação jurídica, a Toledo Prudente foi a primeira instituição de ensino superior no Brasil a lecionar sobre peticionamento eletrônico no curso de Direito após o Poder Judiciário adotar o Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em julho de 2013.

 

O grupo que representa a Toledo Prudente é composto pelos alunos Ana Lara Scaliante e Matheus Dalta, de Direito, e por Gabriela Cruz e Gustavo Roncolato de Sistemas de Informação, sob a supervisão dos professores Luis Fernando Nogueira e Alisson do Carmo.

 

A divulgação dos vencedores será no dia 19 de novembro.