Cartilha sobre BPC é criada por alunos de Serviço Social

Acesso fácil à informação foi o objetivo da elaboração do material pelos alunos da Toledo Prudente para profissionais e pessoas que necessitam do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Mariane Peres

27/01/2020

Acesso fácil à informação. Esse foi o objetivo da elaboração de uma cartilha online voltada a profissionais e pessoas que necessitam do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O material foi resultado de um trabalho desenvolvido pelos alunos do 6º termo de Serviço Social da Toledo Prudente Centro Universitário, sob a supervisão da professora Vera Canhoto. 
 
A ideia é tornar de forma prática e, de compreensão aprofundada, todo o processo para a solicitação do BPC, auxílio voltado aos idosos e pessoas com deficiência que não possuem condições de se manter. 
 
Conforme a professora responsável, Vera, a cartilha foi criada para avaliação dos alunos nas disciplinas de Instrumentais e Oficina de Previdência Social. “Ela foi elaborada por grupos de alunos com o objetivo de trazer todas as informações sobre o Benefício, auxiliando os estudantes durante sua atuação em estágios e até mesmo como forma de auxílio às pessoas beneficiárias”, explicou. 
 
Ainda segundo a professora, mesmo o BPC se tratando da Política de Assistência Social, ele é operacionalizado pela Previdência Social, por meio das agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o que pode gerar dúvidas quanto ao processo de solicitação. 
 
“A disciplina de Instrumentais, como o próprio nome já diz, trabalha o conteúdo dos instrumentos e técnicas utilizadas pelo Serviço Social na intervenção e requerimento de auxílios. Ou seja, a cartilha é um desses instrumentos que, somado à Oficina de Previdência Social, aborda os benefícios previdenciários, explicando quais são os critérios, como ter acesso a eles, como funciona, entre outros questionamentos”, ressaltou.
 
Com um material simples e de fácil compreensão, os futuros profissionais da área saberão quais os trâmites para orientar as pessoas com direito ao BPC sobre como solicitá-lo. 
 
A aluna Evelin Correia Gonçalves, que participou da elaboração da cartilha disse que, além do aprendizado obtido durante a confecção, é muito satisfatório saber que o material poderá ajudar tantas outras pessoas. 
 
“A cartilha irá agregar de forma positiva em relação às políticas voltadas a pessoa com deficiência e a pessoa idosa, o que é de suma importância. Os beneficiários e não beneficiários do BPC entenderão melhor se eles se encaixam nos requisitos para receber o auxílio, além de trabalhar de forma didática o passo a passo para adquiri-lo. Muitas pessoas que possuem o direito acabam não recorrendo por medo de ter que pagar taxas, o que não existe”, disse.
 
A futura assistente social ainda ressaltou sobre a importância de materiais como este para contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência. “A cartilha é escrita de forma simples e ajudará a manter em discussão a importância em se ter políticas para pessoas com deficiência e outras necessidades, como a acessibilidade, por exemplo. No trabalho de confecção, na minha opinião, o melhor aprendizado foi ter a consciência de deixar de acreditar que o mundo é maravilhoso para todos”, concluiu Evelin.