Alunos da Toledo Prudente podem baixar a Carteirinha Digital

Paulo Sereguetti

15/01/2020

Para ter mais facilidade e segurança, estudantes da Toledo Prudente Centro Universitário podem baixar o aplicativo do ID Estudantil. A plataforma do MEC (Ministério da Educação) permite que os alunos tenham as suas carteirinhas estudantis de maneira digital e gratuita.

O documento dá direito aos estudantes à meia-entrada em shows, teatros, cinemas e outras atividades culturais. Para baixar o ID Estudantil é fácil, pois ele está disponível na Apple Store e no Google Play.

A carteirinha digital é permitida para os alunos da educação básica, tecnológica e superior. O objetivo da plataforma é criar um banco de dados dos estudantes para a formulação, implementação, execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas na educação. A solicitação e uso do documento digital não são obrigatórios.

Lembrando que a carteirinha digital é grátis para os estudantes, porém, os que optarem pelo documento físico continuarão a ter o custo de R$ 35 quando solicitá-lo. O valor será pago diretamente ao MEC.

Para os estudantes da Toledo Prudente Centro Universitário que já possuem a carteirinha de estudante física, ela continua válida até a data de vencimento. Todos os estudantes cujas instituições de ensino já enviaram as informações dos alunos ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao MEC, podem baixar o aplicativo do ID Estudantil.

Como baixar o App?

Primeiro, é preciso baixar o aplicativo do ID Estudantil na Apple Store ou Google Play. No caso dos menores de idade, é preciso que o responsável legal baixe o app e permita que o jovem tenha acesso.

Depois, é necessário realizar o cadastro pelo login único no ícone gov.br, usando o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e uma senha para ter acesso ao sistema do governo federal.

Se o estudante possuir uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação), será feito um cruzamento de uma fotografia do rosto tirada com o aplicativo com dados do Denatran para reconhecimento facial.

Caso o aluno não tenha este documento, será solicitado o envio de uma foto do rosto e uma foto do RG (Registro Geral), ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros), no caso de estrangeiros, para comprovação da sua identidade. Depois disso, a carteirinha estudantil digital ficará disponível no aplicativo.

E essa novidade já faz parte da rotina da Giulianne Caesar, aluna do 8º termo do curso de administração da Toledo Prudente Centro Universitário, que já baixou o aplicativo e está usando desde os primeiros dias.

“O documento digital me trouxe mais segurança e confiabilidade, além de reafirmar o reconhecimento da instituição que eu escolhi. A  carteirinha digital é mais prática, por estar sempre comigo, evitando o risco de esquecimento, como acontecia quando era apenas o documento físico”, contou.

Serviço: Os alunos da Toledo Prudente também terão acesso à carteirinha física, que será entregue pelo Banco Santander, com data a ser agendada, após o início das aulas.