Advogado formado na Toledo é destaque em multinacional

Em Presidente Prudente, Paulo Hirakawa superou a saudade do Japão e a dificuldade com o idioma para conquistar o tão sonhado diploma.

Mariane Peres

21/01/2020

Que a vida é feita de escolhas, todos nós sabemos. Mas são as escolhas certas que fazem com que uma pessoa possa dar grandes saltos no futuro, principalmente, quando se trata da carreira profissional.

O Paulo Hirakawa, 24 anos, advogado formado pela Toledo Prudente Centro Universitário em 2019, sabia disso quando escolheu o curso de Direito. Essa é uma história que junta a superação, à saudade do Japão, a aprovação da OAB ainda na faculdade e os planos para o futuro.

Ainda criança, ele mudou-se para o Japão, onde viveu muitos anos. Fluente na língua nipônica, Paulo retornou ao Brasil já na adolescência, e mesmo com dificuldades para reaprender a língua portuguesa, decidiu fazer uma graduação.

Segundo ele, as motivações para escolher o curso de Direito e a Toledo Prudente foram o pai dele, que também é formado pela instituição, e a grande possibilidade de crescimento, tanto pessoal quanto profissional.

“A minha referência foi o leque de opções do Direito, começando pelos concursos públicos, depois pela advocacia em si, pois há várias áreas de atuação, e também pela iniciativa privada. Eu realizei uma pesquisa e percebi que, 50% do CEOs das empresas do mundo são formados em Direito”.

Mesmo com um grande obstáculo a frente, que foi a readaptação ao país, o advogado não desanimou. “Foi um período muito difícil e por muitas vezes eu quis voltar ao Japão porque eu não sabia muito bem a língua. Até porque, primeiro eu raciocinava em japonês e depois eu tinha que falar em português, isso me incomodava demais, pois o meu vocabulário era péssimo. Além disso, a saudade dos meus amigos e irmão, que ficaram no Japão, me deixava muito triste”.

Paulo iniciou o curso de Direito em 2015 e em 2019, antes de concluir a graduação, ele passou no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

“Ler bastante, revisar a matéria e estudar em casa ajudaram muito. Porém, é claro que, ainda assim, o esforço externo acabou sendo mínimo diante de todo aporte da Toledo Prudente, pois foi ela que me deu todo conhecimento, apoio e preparo. Sem dúvida, foi graças a Toledo Prudente que eu tive essa aprovação”, contou.

O resultado positivo trouxe grandes oportunidades. Atualmente morando na capital mineira, o advogado formado pela Toledo Prudente trabalha em uma multinacional japonesa, no ramo de mineração e usinagem, onde atua como tradutor e interprete da língua nipônica e consultor jurídico.

“Sem dúvidas, todo o conhecimento que adquiri no curso de Direito está sendo aplicado no meu trabalho, pois assim concilio as questões jurídicas com a tradução”, afirmou.

Para o professor e coordenador do curso de Direito, Sérgio Tibiriçá Amaral, é gratificante resultados como o de Paulo Hira, que reafirmam o compromisso da instituição em formar grandes pessoas e profissionais.

“Graças a determinação dele, mesmo com dificuldade no idioma, ele foi melhorando a cada dia sua fala e escrita, adquirindo uma excelente linguagem jurídica. A prova disso foi a aprovação no exame da OAB antes da conclusão do curso. Esse resultado demonstra a qualidade de ensino que a Toledo Prudente possui, sendo que quando somada à determinação, é possível alcançar ao sucesso”, pontuou.