Psiquiatra alerta sobre suicídio para membros da Polícia Civil

Médica ressaltou que o número de suicídios praticamente disparou em 2018, quando tivemos um aumento de 112% em relação ao ano de 2017

Ellen Santini

23/09/2019

A psiquiatra Dra. Michelle Medeiros Lima Salione (Foto 1) esteve nesta manhã (23) na Toledo Prudente Centro Universitário e alertou professores e alunos da Toledo Prudente, além de membros da Polícia Civil sobre o aumento de suicídios na corporação.
A profissional enfatiza que no Brasil, mais de 12 mil pessoas cometem suicídios no ano e no mundo, esse número sobe para 1 milhão.

“Precisamos olhar para esses dados com muita atenção, pois, as nossas últimas pesquisas enfatizam que no mundo, a incidência de suicídios devido a doenças psiquiátricas diminuiu 17%, mas no Brasil, essa estatística subiu para 24% no ano de 2018”, comenta.

Na ocasião, a médica ressaltou que o número de suicídios praticamente disparou em 2018, quando tivemos um aumento de 112% em relação ao ano de 2017.

“Sabemos que os membros da corporação têm uma rotina bastante desgastante e isso aumenta a carga de stress desses profissionais, por isso a importância de sabermos reconhecer os sintomas da depressão, que pode muitas vezes levar a pessoa a tirar a sua própria vida”, explica.

A doutora Michelle diz ainda que os homens cometem 3x mais suicídios do que as mulheres. “Temos então um perfil definido daqueles que mais cometem suicídio na polícia, que são os homens, com cerca de 39 anos e com cargos medianos na corporação”, diz.

Também presente no bate papo, a delegada seccional, Ieda Maria Cavalli de Aguiar Filgueiras (Foto 2) ressalta que é de extrema importância a informação como forma de combate a essa epidemia silenciosa.

“Por isso, nossa classe conta com encaminhamentos da Corregedoria de Polícia Civil e com o Serviço Médico do Estado e é importante estarmos atentos a nossa saúde mental e também ao comportamento daqueles que nos rodeiam”, explica.

O evento é uma realização da Polícia Civil, com a participação de professores e alunos da Toledo Prudente.

Sobre a depressão – Também chamada de epidemia silenciosa por muitos profissionais da saúde, as pessoas com depressão podem apresentar os seguintes sintomas:

Tristeza;
Humor deprimido, que se caracteriza por desânimo persistente, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade;
Perda de interesse em atividades que antes a pessoa apreciava;
Mudança de apetite;
Ganho ou perda de peso;
Insônia;
Dormir em excesso;
Perda de energia ou fadiga acentuada.