Empreendedorismo na veia

Conheça a história de Felipe Monte, aluno empreendedor do curso de Administração

Ellen Santini

27/08/2019

Felipe Monte é aluno do 4º termo do curso de Administração da Toledo Prudente Centro Universitário.

O estudante conta que o empreendedorismo sempre esteve presente em sua vida, antes mesmo de iniciar a faculdade de Administração na Toledo Prudente.

Em 2014, o aluno morou em São Paulo e lá, teve acesso a algumas bibliotecas públicas, onde os temas relacionados a empreendedorismo e inovação sempre  chamaram atenção.

"Nessa época, eu participava de um grupo de rap que podemos chamar de minha 'primeira empresa' e foi a partir daí que parei pra pensar na importância de uma boa gestão", diz.

Felipe conta que ainda em sua infância, sem saber que já estava praticando empreendedorismo, fabricava chaveiros feitos com materiais artesanais.

“Eu os fazia e vendia para meus amigos e conhecidos e assim, comecei a ganhar algum dinheiro”, diz.

Em meados de 2017, já morando em Presidente Prudente, ele foi contratado como prestador de serviço para um trabalho de grafite no bloco 3 da Toledo Prudente.

“Foi então que eu conheci um pouco mais do trabalho sério da instituição e vi que o curso de Administração tinha acabado de ser reformulado, com uma pegada mais mercadológica de inovação, tudo que naquele momento eu estava procurando”, diz.

Não demorou muito e com a entrada do Felipe no curso de Administração, alguns saltos profissionais foram dados. Atualmente, ele é um MEI (microempreendedor individual) e presta diversos serviços culturais, gráficos e musicais para prefeituras e empresas da região.

“Criei a marca Neblina Branca para atender os meus clientes e recentemente, acabo de ser contratado para prestar serviços para a Prefeitura de Pirapozinho, onde atuo como instrutor de oficina de arte urbana para crianças e jovens de 7 a 14 anos, com aulas e oficinas culturais de grafite”, diz.

Sobre a aplicação dos conteúdos vistos em sala de aula, o aluno explica que agora com sua MEI, têm conseguido aplicar tudo o que vê em sala de aula, em seu dia-a-dia como empreendedor.

“É muito interessante como podemos fazer a relação do que é falado e mostrado em sala de aula e como isso pode ser aplicado em termos de logística, marketing, recursos humanos e financeiros todos os dias”.

Felipe enfatiza que sua escolha pela educação superior no curso de Administração da Toledo Prudente foi assertiva, já que para ele, os conteúdos podem ser aplicados tanto para aqueles que querem abrir o seu próprio negócio, quanto para aqueles que possuem objetivo de ser um intraempreendedor na empresa onde atuam.

Segundo a coordenadora do curso de Administração da Toledo Prudente, Cintia Ramos Lopes Evangelista, desde o início do curso, o aluno Felipe demonstrou comportamento empreendedor e sempre surpreendeu ao contar a respeito de seus negócios.

“Vejo que o Felipe tem um futuro promissor, além de ser um excelente aluno, vai fazer diferença na criação e no desenvolvimento de novos negócios. Vale ainda destacar que o curso de Administração da Toledo Prudente tem exatamente o objetivo de formar empreendedores e intraempreendedores. Estou muito feliz em fazer parte dessa história”, finaliza.

Atualmente, o aluno atua também como consultor de comunicação e pesquisador na Empresa Jr Toledo, onde também é possível a aplicação prática dos conceitos trabalhados em sala de aula.