Disciplinas optativas são ofertadas para 2º semestre

Ellen Santini

04/07/2019

Alunos de todos de todos os cursos de graduação da Toledo Prudente Centro Universitário poderão se inscrever para duas disciplinas optativas que serão oferecidas para o 2º semestre de 2019.

São opções as disciplinas optativas do ‘TIE – Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo’ e ‘Felicidade’. Ambas possuem a carga horária de 60 horas/semestre.

Além dos alunos, ambas disciplinas estão sendo ofertadas como PEC – Programa de Educação Continuada, o que significa que membros da comunidade também poderão participar.

Trilhas TIE – Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo – A programação será apresentada pelos professor Alisson Fernando Coelho do Carmo e Gustavo Francisco Rosalin Saraiva, facilitadores da programação e tem objetivo de fazer com que todos os todos os alunos participantes estejam preparados para atuar em um novo mundo digital.

A disciplina está sendo ofertada como optativa no próximo semestre para atender todos os alunos que não tiveram a oportunidade de cursá-la na grade obrigatória.

“Recebemos muitos contatos de alunos que não estavam inseridos no projeto e que queriam de alguma forma ter contato com as experiências apresentadas durante as trilhas TIE. Por isso, nesse semestre, objetivamos atender todos os que possuem interesse”, comentam os mentores.

Felicidade – A disciplina promoverá a aprendizagem de competências socioemocionais para formação humanizada dos futuros profissionais no contexto da 4ª Revolução Industrial. "A inteligência socioemocional será ainda mais o diferencial dos profissionais em cenários de profunda transformação tecnológica e social ", afirma o professor José Artur Teixeira Gonçalves.

“Pretendemos assim, estimular o aluno na busca pelo sentido e propósito de vida, além do desenvolvimento de resiliência, empatia, felicidade e bem-estar”, explica o docente. Segundo ele, a aprendizagem socioemocional (em inglês, SEL - Social and Emotional Learning) é muito recente no ensino superior no Brasil, embora seja realidade nos Estados Unidos. "Um dos cursos mais concorridos de Harvard é justamente a disciplina Felicidade. Aqui no Brasil, a Universidade de Brasília (UnB) passou a oferecer uma disciplina na área no ano passado", diz.

Adesão - Os alunos interessados poderão fazer a adesão da disciplina optativa das trilhas ‘TIE (Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo)’ e ‘Felicidade’ no momento da rematrícula da graduação da Toledo Prudente, por meio do Portal do Aluno.