Projetos do TIE superam expectativas

Ellen Santini

06/06/2019

O primeiro semestre de 2019 foi recheado com pesquisas, brainstorm, experimentação, debates, colaboração, atitude e resiliência.

O ciclo 1 das trilhas TIE – Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo movimentou a Toledo Prudente Centro Universitário com a participação ativa dos estudantes ingressantes dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Gestão Financeira, Marketing e Sistemas de Informação.

Para fechar a programação, os estudantes realizaram a apresentação de seus trabalhos em forma de ‘pitch’.

Milena Kaori Kurauti Kawakami cursa o 1º termo do curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente Centro Universitário. Juntamente com seu grupo, ela desenvolveu o projeto ‘I-Pet’, que objetiva cuidados com o cão quando o tutor precisa realizar uma viagem.

“O TIE abordou assuntos que eu não tinha o conhecimento, como por exemplo a elaboração do Canvas que faz parte da Trilha Empreendedorismo. Aliás, permitiu o desenvolvimento de habilidades em grupo, para a resolução de problemas, que envolveram a criação de um projeto no qual usamos o conhecimento de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo”, explica a aluna.

A estudante expõe que o projeto foi uma sugestão que interessou ao grupo por ser um problema em comum de todos.

“A ideia de desenvolver uma solução é um pouco complexa, pois há muitas coisas envolvidas, porém, será de grande valia aprender mais como planejar e executar um negócio”, completa a estudante.

Compuseram as bancas finais a reitora da Toledo Prudente, Zelly Pennacchi Machado, alguns professores, além da supervisão de Luis Isique, Alisson Fernando Coelho do Carmo e Gustavo Saraiva, mentores da Trilha TIE..

“Foi um semestre de muitos desafios com desenvolvimento das habilidades e claro, amadurecimento para todos os envolvidos. As ideias são inovadoras e algumas até possuem semelhança com produtos ou serviços já oferecidos no mercado, porém, agregam novas possibilidades e necessidades”, comenta a reitora.

O mentor Luis Isique enfatiza que por meio do TIE, os estudantes estão aprendendo no ambiente acadêmico, habilidades para a indústria 4.0, tendo oportunidade de criar seus startups em busca um modelo de negócios sustentável e escalável.

“Isso tudo é construído por meio da formação de grupos contendo alunos de diversos cursos, mesclando conhecimentos em busca de um equilíbrio”, diz.

Sobre – As Trilhas do Conhecimento fazem parte do Toledo 4.0 Prudente que consiste, basicamente, em uma mudança de cultura organizacional, por meio da qual o ensinar e aprender nessas novas frentes: tecnologia, inovação e empreendedorismo, permearão as ações, do corpo docente, gestores e pessoal técnico-administrativo da Toledo Prudente.

Ideias - As propostas de projetos estão sendo desenvolvidas desde o início do semestre e são acompanhadas pelos professores mentores Gustavo Francisco Rosalin Saraiva, Alisson Fernando Coelho do Carmo e Luis H.R. Isique.

As trilhas são projetadas para desenvolver competências, por isso não se limitam a exposição de conteúdo. Isso significa que ao final de cada trilha, o aluno estará apto a criar e executar algo novo. Ao final do terceiro ou quarto semestre, a depender do curso, as equipes terão uma empresa de base tecnológica (startup) formalizada com um produto mínimo viável testado, pronto para ser comercializado.