Alunos apresentam projetos finais no TIE

Os estudantes desenvolveram 29 projetos baseados em Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo

Laís Ernesto

20/05/2019

Você se lembra que a Toledo Prudente Centro Universitário trabalha, desde o início do ano, com as Trilhas do Conhecimento TIE – Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo? Pois é, os alunos participantes do projeto apresentarão nos dias 23 e 24, os projetos finais. No total, são 29 projetos desenvolvidos em grupos de alunos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Gestão Financeira, Marketing, Serviço Social e Sistemas de Informação.

Em seus projetos, os alunos apresentam soluções para problemas do dia-a-dia, que julgaram importantes de resolver. “Os alunos utilizaram técnicas e ferramentas para criar um modelo de negócio que possa resolver esse problema. Os professores mentores Alisson Fernando Coelho do Carmo e Gustavo Francisco Rosalin Saraiva orientaram os alunos a implantarem tecnologia e inovação, respectivamente”, conta o coordenador das Trilhas, Luis Isique.

O objetivo dos projetos, dentro da metodologia das Trilhas, é desenvolver habilidades necessárias tanto para o mercado de trabalho corporativo, quanto para negócios próprios.

O aluno Gabriel Maiolini Cavalcante, do 1º termo do curso de Administração, conta que seu grupo desenvolveu uma ideia de startup para agendamento online de empresas de qualquer segmento. “Esse tipo de projeto nos ajuda a desenvolver a criatividade e sairemos da faculdade com habilidades diferenciadas. Além disso, agregará em nosso currículo e nos ajudará a criar maturidade profissional”, comenta.

Para a aluna de Marketing, Daihanny Benicá, a junção dos cursos foi o grande diferencial. “A proposta de juntar os cursos e as habilidades de cada um foi muito bacana. No nosso caso, desenvolvemos um aplicativo que se chama Recicla Prudente. Ter alunos de Sistemas de Informação no grupo foi fundamental. Assim como nós, de Marketing, que gostamos de falar mais ou de vender a ideia, também demos a nossa contribuição. Por isso, foi interessante essa integração. Todo mundo tinha um pouco para contribuir com o projeto”, conta a aluna.

“Nesse primeiro semestre, o balanço sobre o TIE foi positivo. Formamos 29 equipes, com cerca de 7 estudantes e um projeto inovador cada. Identificamos algumas oportunidades de melhoria e vamos aplicá-las no segundo semestre”, completa Isique.

Sobre o TIE – As Trilhas do Conhecimento fazem parte do projeto Toledo 4.0 Prudente e consiste na mudança de cultura organizacional que se baseia nas frentes tecnologia, inovação e empreendedorismo.