Comparados com 2018, produtos natalinos estão 16% mais caros

Paulo Sereguetti

16/12/2019

Uma edição especial da Coleta de Preços realizada pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário comparou preços de 132 produtos natalinos em quatro supermercados de Presidente Prudente. A pesquisa detectou um aumento de 16,27% em relação à pesquisa realizada em dezembro de 2018.

Foram comparados os preços dos seguintes grupos: Panetones, Bebidas, Carnes e Embutidos, Frutas Natalinas, Enlatados, Chocolates e biscoitos.

O grupo de Frutas Natalinas apresentou a maior alta nos preços, registrando 79,18% de aumento.  Destacamos a Uva Passa preta sem semente (Kg) com aumento de 55,16%. Em 2018, o Kg da Uva Passa preta sem semente era encontrado por R$20,27 e este ano o preço médio é de R$31,45.

O grupo de Carnes e Congelados apresentou inflação de 10,83%, com destaque para o Lombo temperado KG, com aumento de 43,59%.

O grupo de Bebidas apresentou elevação em seus preços de 7,83% em relação à pesquisa anterior, com destaque para Champagne Maçã - Sidra Cerese, com aumento de 26,18% e o Vinho tinto suave- Natal (750ml), com aumento de 19,20%.

O grupo dos Chocolates apresentou inflação de 1,65%. Destacamos o Chocolate Sonho de valsa (pacote 1 kg) Lacta, que apresentou aumento em seus preços de 8,21% em relação ao período passado.

Seguindo a tendência de alta o grupo de Panetones apresentou alta em seus preços de 1,29% em relação à pesquisa anterior, com destaque para o Chocotone Chocolate c/ Avelã (Bauducco) 500g, com aumento de 13,84%.

A Empresa Júnior Toledo orienta os consumidores que pesquisem os preços dos produtos antes de realizar as compras, pois a concorrência entre os estabelecimentos ocasiona acentuada diferença entre o menor e o maior preço de alguns produtos, como a Cerveja Lata Brahma com diferença de preço de 40,00%, sendo encontrado entre R$ 2,35 e R$3,29 e o Lombo Temperado Kg (marca mais barata) com diferença de preços entre os estabelecimentos de 42,78%, sendo encontrado com preços entre R$ 25,90 e 36,98.

A pesquisa teve a participação dos alunos da Toledo Prudente, são eles: Juliana Poschl Ishida, Higor Henrike Salu da Silva Barberato, Mariana Giacomini Palácio e Victoria Gonçalves Trevizan.  Os trabalhos foram orientados pela professora Fernanda de Lima Bagli e pelo economista Walter K. Dallari.