Toledo Prudente aprova parecer na Comissão Interamericana

O documento trata do tema Fake News

Laís Ernesto

23/10/2019

Os alunos do curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário tiveram um parecer jurídico aprovado junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. O documento trata do tema Fake News.

De acordo com o coordenador de competições nacionais e internacionais da Toledo Prudente, Lucas Octávio Noya dos Santos, a Comissão faz uma consulta a organizações internacionais de diversos países para fornecer dados e entendimentos à Relatoria Especial de Liberdade de Expressão.

“O parecer aprovado foi sobre ‘Desinformação Deliberada em Contextos Eleitorais [fake News]”, comenta o coordenador.

A Relatoria Especial de Liberdade de Expressão é uma das várias relatorias da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. “Agora, o nosso parecer foi integrado a um documento oficial expedido pela Comissão e orientará os 35 países que se encontram sob sua jurisdição”, completa Noya.

Os alunos envolvidos na produção do documento são: Afonso Henrique da Silva Mativi, Daniel Barros, Ellãn Araújo Silva, Gabriel D’Arce Pinheiro Dib, Gabriel Teixeira Santos, Julia Ferrari Pilla, Lucas Rocha Bragato, Maria Eduarda de Toledo Pennacchi Tibiriçá Amaral e Rafaella Antonietti Mendonça.

O coordenador conclui ainda que “a Toledo Prudente foi, mais uma vez, reconhecida por um órgão internacional que tem atuação no âmbito de 35 países americanos como Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia e México. Ter um trabalho aprovado e publicado, atesta a capacidade de pesquisa científica e desempenho acadêmico dos alunos”.